Escolha uma Página

A Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados nos consultórios médicos. A correção estética do nariz é o principal objetivo desse tipo de cirurgia, como a diminuição do tamanho, projeção e largura. Além disso, a Rinoplastia também é realizada para a correção de anormalidades na estrutura do nariz. 

Embora seja uma cirurgia plástica tecnicamente simples, a Rinoplastia exige da paciente diversos cuidados no pós-cirúrgico, para garantir os melhores resultados do procedimento. Além de cuidados com a exposição ao sol, repouso e hidratação, a alimentação também é um ponto muito importante para ser levado em conta durante a recuperação. 

Neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer para você algumas dicas de como cuidar da alimentação após a Rinoplastia. Acompanhe! 

 

Alimentação após a cirurgia

Manter o corpo hidratado e bem nutrido é fundamental para se obter excelentes resultados após uma cirurgia plástica. Quando o assunto é Rinoplastia, esses cuidados são ainda mais importantes, pois o consumo de alimentos fica um pouco prejudicado por conta das lesões no nariz, o que requer da paciente uma alimentação à base de líquidos e alimentos pastosos nos primeiros dias. 

Além de evitar sólidos, é importante não consumir alimentos quentes e muito salgados, a fim de diminuir o inchaço causado pelas lesões no nariz o mais rápido possível. Nesse primeiro momento, é essencial seguir todas recomendações do médico-cirurgião e respeitar uma dieta leve e nutritiva. Em geral, 3 ou 4 dias após a cirurgia já é possível acrescentar na dieta alguns alimentos sólidos de fácil consumo. 

 

Quais alimentos são recomendados?

Para manter a hidratação e a nutrição ideal, além de consumir uma quantidade de água de cerca de 3 litros por dia, é importante escolher alimentos saudáveis. No cardápio, portanto, entram vitaminas, smoothies e sucos de frutas, como maçã, banana, abacate, melancia, entre outras. O iogurte também é uma excelente opção para os primeiros dias após a Rinoplastia

Além disso, legumes e verduras em geral também são muito recomendados: cenoura, tomate, couve, brócolis, vagem, espinafre, abóbora, entre várias outras opções. Alimentos que podem ser esmagados ou picados em pedaços pequenos para uma mastigação mais fácil também são bem-vindos, como o caso do feijão, da batata, do ovo e do atum – lembrando de consumí-los em temperatura ambiente nos primeiros dias. 

 

Quais alimentos devem ser evitados? 

Após a Rinoplastia, como já mencionamos anteriormente, devem ser dispensados os alimentos quentes, muito salgados e de difícil mastigação, para não prejudicar os resultados do procedimento cirúrgico. No entanto, alguns tipos especiais de alimentos também devem ser evitados. 

É o caso de produtos alimentícios ricos em açúcar, como o chocolate e os doces em geral. Além disso, alimentos ricos em gordura, sobretudo gordura trans devem ser dispensados do cardápio. Bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas também devem ser evitadas até a liberação do médico, pois elas prejudicam o processo de recuperação da cirurgia plástica.

Como qualquer cirurgia plástica, a Rinoplastia exige alguns cuidados especiais para a obtenção de excelentes resultados. No entanto, como vimos, não são medidas drásticas ou difíceis de serem introduzidas na rotina dos primeiros dias após o procedimento. Seguindo todas as recomendações do médico-cirurgião, o resultado da Rinoplastia deixará o seu nariz como você sempre sonhou! 

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida!