Escolha uma Página

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. É o procedimento cirúrgico cujo foco é diminuir a proporção e a projeção do nariz, trazendo um aspecto mais harmônico para o rosto dos pacientes. A operação tem impactos profundos na autoestima e na autoconfiança, indo muito além de seus efeitos estéticos.

Embora seja uma cirurgia muito comum e muito realizada, a intervenção exige vários cuidados na preparação dos pacientes, bem como muita cautela durante o período pós-operatório. Após a realização do procedimento, é necessário uma série de medidas, como repouso, alimentação saudável, hidratação e cuidados em relação à exposição solar. 

De acordo com o Dr. Fabrício Bervian, cirurgião plástico membro do Comitê Científico do Blanc Hospital e associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a recuperação da rinoplastia é mais breve. “Em torno de 5 dias o paciente já se sente apto para voltar ao trabalho. No entanto, os hematomas levam cerca de 7 a 14 dias para desaparecer e as atividades físicas mais pesadas devem ser evitadas pelo menos durante 30 dias a fim de garantir os melhores resultados”. 

Por isso, neste post, nós, do Blanc Hospital, separamos 6 atividades para você fazer em casa durante o período pós-cirúrgico. Vamos conferir?!

 

Saiba mais: Rinoplastia: como é o pós-operatório e a recuperação dessa cirurgia

 

Assistir a filmes e séries

Felizmente, hoje é mais fácil assistirmos a um filme preferido ou a uma série nova. A era do streaming proporciona essas facilidades de consumo de conteúdo sob demanda. Pensando nisso, o período pós-operatório da rinoplastia pode ser ideal para ver aquele filme indicado por um amigo ou aquela série que estreou recentemente. 

No entanto, vale ressaltar a importância de manter uma posição confortável na cama ou no sofá, evitando deixar a cabeça muito baixa. O ideal é deitar-se de barriga para cima; assim, é mais confortável assistir a um filme sem comprometer os resultados da rinoplastia

 

Caminhadas leves

Segundo o Dr. Fabrício Bervian, é recomendada a realização de caminhadas leves em casa na primeira semana após a cirurgia, afinal isso ajuda a estimular a circulação dos membros inferiores, a fim de evitar complicações, como trombose e embolia. “A gente libera alguns pacientes a partir de uma semana para atividades mais intensas se eles estiverem sem muito edema e não tiverem muitos hematomas ou roxos, o que varia de paciente para paciente”, relata. 

Ainda, o Dr. Bervian explica que a cada paciente é exigido um cuidado diferente, a depender muito da análise do médico-cirurgião. “Os cuidados, em geral, são: a movimentação de pernas e braços está liberada para qualquer tipo de atividade, menos atividades muito intensas; e não pegar sol, pois os raios solares podem fazer uma pigmentação permanente na região, provocando algum hematoma”, esclarece. 

 

Colocar a leitura em dia 

A outra dica de atividade para fazer durante o período pós-operatório da rinoplastia não poderia ser outra: a leitura! Ler é um exercício fantástico para a mente, afinal, relaxa o cérebro, estimula a imaginação e faz o tempo correr mais rápido. Portanto, aposte na leitura para passar os dias em repouso. 

Assim como foi dito no primeiro tópico, é importante tomar cuidado com o posicionamento durante a prática da atividade, ou seja, evite abaixar a cabeça e prefira ler deitada na cama ou no sofá. Aproveite o momento para colocar a leitura em dia. 

 

Preparar o prato preferido 

Essa dica, embora seja muito útil para trazer mais sabor para o momento de repouso, não deve ser realizada nos primeiros dias de recuperação da rinoplastia. Isso porque, durante as primeiras 48 horas, não é recomendado o consumo de alimentos sólidos, apenas comidas líquidas e pastosas e em temperatura ambiente.

Depois desses primeiros cuidados, no entanto, você já poderá preparar o seu prato preferido. Cozinhar é uma atividade incrível e que proporciona momentos de descontração em família e estimula a criatividade. Quem sabe o período de recuperação da cirurgia não seja interessante para colocar em prática aquela receita sensacional que você viu na Internet? 

 

Veja também: Como cuidar da alimentação após a Rinoplastia

 

Escrever

O período de recuperação, sem dúvida, não é curto, o que pode ser de, certa forma, um pouco entediante, não é mesmo? Ainda assim, pode ser o momento adequado para o autoconhecimento e o autocuidado e por isso o ato de escrever está nessa lista de dicas de atividades para realizar durante o pós-operatório da rinoplastia.

A escrita é uma experiência muito pessoal, o que pode trazer inúmeras reações positivas ao longo do processo. Você pode, por exemplo, tentar escrever um diário, relatando os desafios da recuperação e os obstáculos de estar afastada das principais atividades da rotina, como o trabalho e os estudos. 

 

Fazer um curso on-line 

Outra dica valiosa é utilizar o tempo disponível para se aperfeiçoar profissionalmente. Atualmente, assim como podemos assistir a filmes e a séries sob demanda, também conseguimos realizar diversos cursos on-line sobre os mais variados segmentos de atuação, alguns deles, inclusive, gratuitos.

O período de recuperação da rinoplastia, além de ser fundamental para o resultado estético do novo nariz, pode gerar frutos para a carreira profissional. Hoje, é possível estudar os mais diferentes temas diretamente do computador ou até mesmo do celular.

Agora você já tem muitas ideias do que fazer em casa durante o período pós-operatório. O resultado da rinoplastia, claro, levará alguns meses para se tornar aparente, o que vai exigir paciência e respeito a todas as orientações médicas. Por isso, não negligencie nenhuma recomendação do cirurgião e aproveite o tempo em repouso para praticar atividades prazerosas. 

Quer ficar por dentro de mais dicas? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e leia mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida!