Quando falamos de lesões causadas no esporte, é bastante comum que estas estejam relacionadas ao joelho. Isso porque o joelho é uma das maiores e principais articulações, responsável por sustentar nosso peso e dar mobilidade ao corpo. Neste post, nos aprofundamos no tema cirurgia no joelho e trazemos as principais lesões e desgastes causados pelo esporte.

O joelho, como já falamos, é uma das principais articulações do nosso corpo, sendo formado pelos ossos fêmur, tíbia e patela, além do menisco, ligamentos e tendões. A região é exigida diariamente, porém, sofre ainda mais durante a prática de esportes, como futebol, atletismo, vôlei, basquete e esportes de aventura, através de torções, desgastes ou estiramentos. Essas lesões muitas vezes precisam de correção cirúrgica, que será validada após exames realizados por um ortopedista.

Uma das principais lesões causada pelo esporte é a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA). O ligamento cruzado anterior é um tecido fibroso que liga a tíbia ao fêmur. Sua ruptura ou estiramento se dá a partir de movimentos de torção que possam ocorrer de forma repentina, sendo bastante comum em esportes como basquete, futebol, tênis ou esqui. No momento da lesão, o paciente tende a sentir uma dor muito forte na região do joelho, além de inchaço e instabilidade. Para o tratamento da ruptura do ligamento cruzado anterior é necessária a cirurgia de joelho e fisioterapia.

A lesão no menisco, bastante comum de ocorrer e até mesmo assintomática em algumas situações, também pode ser caso de cirurgia. O menisco é uma cartilagem presente na articulação do joelho e protege a extremidade dos ossos, sendo responsável pela absorção de choque mecânico. A lesão no menisco pode ser decorrente tanto do desgaste da cartilagem como também da torção constante na região em esportes de grande impacto.

Por fim, outra lesão bastante comum decorrente do esporte é a luxação da patela. A patela é um osso que se articula com o fêmur, protegendo a articulação do joelho. A luxação da patela nada mais é que o deslocamento do osso, o que pode causar muita dor ao paciente. Bastante recorrente durante a prática de esportes, essa lesão é frequente principalmente no futebol e pode ou não necessitar de cirurgia para reparação da estrutura óssea.

Você tem alguma dor recorrente no seu joelho? Procure o seu ortopedista para avaliar o seu problema! Em caso de cirurgia no joelho, conte com o Blanc Hospital.