Escolha uma Página

O pós-operatório é o período em que o paciente necessita de cuidados especiais até a sua total reabilitação. É um momento delicado após um procedimento cirúrgico, no qual a equipe médica multidisciplinar observa e assiste a manutenção do equilíbrio dos sistemas orgânicos, o alívio do desconforto, a prevenção de complicações e segue o plano adequado de alta e orientações

É imprescindível solicitar ao seu médico quais precauções serão necessárias antes e depois do procedimento. Assim, você saberá como se cuidar nesse momento, especialmente porque a maior parte da recuperação se dá em casa. Neste post, nós, do Blanc Hospital, trazemos a você os principais cuidados para o seu pós-operatório. Confira!

Alimentação adequada

O organismo precisa de nutrientes e de energia para poder retomar seu funcionamento habitual. Em alguns casos, o médico pode prescrever uma dieta específica, mas existem cuidados gerais que auxiliam em diversos casos. Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções são boas dicas. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

No Blanc, o cardápio pós-cirúrgico foi desenvolvido pela Fouet Gastronomia e traz refeições planejadas em parceria com uma equipe de nutricionistas capacitados, a fim de proporcionar aos nossos pacientes opções igualmente saudáveis e saborosas. 

Repouso

Depois de uma cirurgia, o repouso é recomendado para evitar desconfortos físicos em decorrência dos pontos e da cicatrização da região operada. O médico é quem irá indicar o tempo de descanso de acordo com o procedimento de cada paciente. Durante esse momento, o indivíduo não deve realizar esforços, dirigir, levantar pesos ou fazer atividades físicas até obter uma liberação médica. Porém, após alguns dias, é importante desempenhar exercícios respiratórios e se movimentar para prevenir infecções no pulmão e constipação. 

Cuidados pessoais

Manter a assepsia no período pós-operatório é a medida mais importante para uma boa recuperação. O curativo protege a cicatriz e tem o objetivo de evitar que ela infeccione. Por isso, é essencial observar e acompanhar a evolução da cicatrização, assim como lavar bem as mãos e esterilizá-las com álcool 70% toda vez que for tocar na incisão para fazer o curativo novamente. Sinais de inflamação, vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz são um alerta para procurar o seu médico e receber instruções necessárias. 

Controlar a dor

Todo procedimento cirúrgico é invasivo e provavelmente ocasionará alguns desconfortos na região operada. Manter a dor sob controle é fundamental, pois, em geral, o incômodo constante, a febre acima de 38º C e o mal-estar podem ser um sinal de que algo não vai bem na cicatrização e de que você deverá procurar seu médico. É comum que sejam prescritos analgésicos para as dores no quadro pós-operatório. Por isso, não hesite em tomar esses medicamentos e em seguir as indicações do cirurgião. 

Apostar em drenagem linfática

Para evitar ou tratar complicações comuns que podem ser ocasionadas pela cirurgia, a drenagem linfática é altamente indicada. Eficaz na eliminação de líquidos retidos após o procedimento, a técnica é ótima para ajudar a diminuir o desconforto e o inchaço na região operada. Os benefícios incluem uma recuperação mais rápida, o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de possíveis infecções, melhora do fluxo sanguíneo, alívio das dores, redução das fibroses, eliminação dos hematomas e mais bem-estar para o paciente.

Com um modelo de gestão que surgiu nos Estados Unidos, O Blanc Hospital é projetado com base no conceito de desospitalização e é voltado para o conforto dos pacientes. Sem que haja uma “aparência” característica de hospitais e equipado para melhor atender às suas necessidades cirúrgicas, o Blanc possui índices baixíssimos de infecções. O nosso objetivo é tornar todo o processo de estadia no hospital o mais confortável possível para todos os nossos públicos — corpo clínico, pacientes e familiares.

Leia também:
Como a desospitalização afeta positivamente a vida do nosso corpo clínico?
Por que investir em hospitais mais confortáveis?
Fouet Gastronomia: conheça os responsáveis pelo serviço incomparável do Blanc Hospital