A Joint Commission International (JCI) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram seis metas internacionais visando proporcionar cuidados mais eficientes e apropriados dentro dos ambientes hospitalares.

A primeira meta internacional de segurança é a identificação correta do paciente, onde, através dos indicadores (nome completo e data de nascimento), podemos promover uma experiência cirúrgica segura e eficaz durante toda a passagem do paciente pelo hospital.

A segunda meta internacional de segurança é a comunicação efetiva, ou seja, toda informação pertinente ao paciente precisa ser repassada de forma clara. No Blanc utilizamos dois documentos que auxiliam a manter essa meta, são eles: transição do cuidado e resultado crítico.

A terceira meta internacional de segurança fala sobre o uso seguro de medicamentos de alta vigilância, que é de suma importância, visto que elas têm um alto risco de causar danos significativos aos pacientes. Além disso, essas medicações precisam estar em um local exclusivo de armazenamento e necessitam de atenção também no momento da administração para os pacientes.

A quarta meta internacional de segurança fala sobre a garantia de uma cirurgia segura, ou seja, do paciente correto estar no local certo e realizar o procedimento correto. No Blanc, realizamos um checklist em 3 momentos para garantir essa segurança. O primeiro é realizado antes do paciente entrar em sala cirúrgica, o segundo é feito dentro da sala, antes do início do procedimento e o terceiro momento é realizado antes do paciente sair da sala cirúrgica.

A quinta meta internacional de segurança fala sobre reduzir o risco de Infecções hospitalares, ou seja, a importância da higienização das mãos. É preciso realizar a lavagem correta seguida da higienização através do álcool em gel antes da entrada na sala cirúrgica, evitando assim qualquer risco de infecção através de bactérias existentes nas mãos.

A sexta meta internacional de segurança fala sobre reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de lesões por queda e pressão. O que quer dizer que, é preciso tomar certos cuidados com o paciente para que ele seja transferido de um lugar para o outro de forma segura, através da cadeira de rodas. A maioria dessas lesões pode ser evitada por meio da identificação precoce dos pacientes em risco e pela adequada implementação de medidas simples de prevenção.

Já conhecia todas as 6 metas? Comenta aqui embaixo!