Escolha uma Página

O mês de setembro tem o propósito de promover a conscientização e prevenção ao suicídio, promovendo a auto-capacitação para buscar ajuda e a saber identificar quando alguém precisa de ajuda. No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no Brasil.

Uma das principais causas do aumento da depressão no mundo foi a pandemia de covid-19, que aumentou cerca 25%, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde.

Para entender mais sobre o assunto, conversamos com a psicóloga Andrize Vaz, do Blanc Porto Alegre.

– Qual a importância do Setembro Amarelo?

Apesar de o assunto do suicídio ainda ser tabu na sociedade, é necessário falar sobre ele para que as pessoas saibam os sintomas, as causas e entendam a gravidade da situação e que ela pode ser evitada.

– O que você acha importante de falar/conscientizar/abordar nesta data?

O suicídio pode ser prevenido, é importante estarmos atentos aos seguintes sinais de alerta: Frases como “eu poderia estar morto” “eu sou um peso para os outros” “minha vida não tem mais sentido “; desleixo com a saúde, higiene pessoal e aparência; isolamento; mudanças de comportamento; alterações de humor; comportamentos autodestrutivos. Se há uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. 

– Como os colegas/amigos/família podem ajudar?

Conversar com a pessoa de maneira empática, respeitosa e compreensiva, ouvir com atenção e sem julgamentos, assim permitindo que o outro fale sobre o que está sentindo; incentivar a busca por profissionais da saúde; informar sobre o CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional de maneira voluntária e gratuita a todas as pessoas que querem e precisam conversar, através do 188.