Escolha uma Página

Segundo dados do ano passado da Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 140 milhões de brasileiros têm dor de cabeça. Mas muito além disso, cerca de 95% da população já teve cefaleia pelo menos uma vez na vida. 

A dor de cabeça é muito comum na vida dos brasileiros e por esse motivo, muitos acabam se automedicando com analgésicos ao invés de procurar um médico especializado, prolongando problemas e doenças que são fáceis de curar se descobertas cedo.

A cefaleia impacta de forma negativa e direta na qualidade de vida e produtividade, atrapalhando todos os âmbitos da vida. Sem falar que quando a dor é negligenciada, a tendência é que se repita e não melhore.

Além disso, a dor de cabeça normalmente quer indicar que algo no corpo está errado, visto que é um sintoma presente em muitas patologias, das mais leves até as mais graves como AVC e câncer. 

Confira quais os tipos mais comuns de dor de cabeça e suas causas:

 

Enxaqueca:

É caracterizada pela forte dor que acontece de forma prolongada e/ou recorrente. Além da dor, outros sintomas podem aparecer junto: 

  • latejamento em uma área específica
  • náuseas e vômitos
  • sensibilidade à luz e ao som

O tratamento é feito através da ingestão de analgésicos.

 

Estresse/ansiedade:

Nesses casos, o organismo libera hormônios responsáveis por aumentar a frequência cardíaca, diminuindo o diâmetro dos vasos que atuam na irrigação da cabeça. 

O tratamento é feito através do uso de medicação e da realização de atividades que diminuam o estresse, como exercícios físicos.

 

Sinusite:

Normalmente ocorre quando o clima está seco e pode vir acompanhado de dor ao redor do nariz e dos olhos, tosse, congestão nasal e coriza, mau hálito e febre.

O tratamento é feito com analgésicos, remédios anti-histamínicos e descongestionantes. Embora não tenha cura, com o tratamento adequado, é possível aliviar as dores.

 

Cefaleia de tensão:

Dor leve a moderada geralmente com a sensação parecida de uma faixa apertada ao redor da cabeça. Além da dor de cabeça, pode estar associada a dores musculares.

O tratamento, além dos medicamentos, é feito pela redução do estresse, gelo ou calor sobre os músculos doridos e boa postura.

 

Lembre-se sempre de consultar um médico especialista em caso de dor de cabeça forte e recorrente. Não se automedique e cuide da sua saúde.