A frontoplastia abrange todo procedimento realizado na região de testa e sobrancelha. Podendo ser uma cirurgia plástica de avanço capilar, que tem como finalidade a redução do tamanho da testa, tornando o rosto mais simétrico. Ou sem avanço capilar, onde não há redução da testa, mas a remodelação da mesma, além da elevação das sobrancelhas, diminuição de rugas e linhas de expressão.

A cirurgia com avanço capilar é feita sob anestesia geral, onde é realizada uma incisão na linha anterior do cabelo, preservando os folículos capilares e descolando uma parte do couro cabeludo para frente, podendo diminuir a testa em 2cm a 3cm, o que pode deixar uma cicatriz. A frontoplastia é realizada por cirurgiões plásticos com ampla experiência em cirurgia facial e/ou endoscópica.

A cirurgia está indicada para o rejuvenescimento da região superior da face, proporcionando um melhor posicionamento da sobrancelha (eliminação da queda), melhora das rugas glabelares verticais e horizontais (meio das sobrancelhas), modificação do olhar cansado ou zangado em expressão descansada e alegre. É uma alternativa mais definitiva em relação aos procedimentos não cirúrgicos tais como a toxina botulínica (casos onde não mais consegue resultado satisfatório). A técnica de rejuvenescimento endoscópico da região frontal junta tudo o que é desejável num único tempo cirúrgico, como sofisticação técnica, precisão e refinamento estético, com cicatrizes mínimas e posicionadas em locais não visíveis, com baixa morbidade.

Geralmente o tempo médio de recuperação varia de 2 a 4 semanas, o que pode ser variável conforme o paciente e a técnica escolhida. A recuperação é simples, sendo apenas indicado que o paciente fique em repouso e cuide da cicatriz, higienizando o local e aplicando pomada cicatrizante. O resultado final esperado deve estar entre 3 a 6 meses, quando os tecidos já se acomodaram.

Geralmente está associada a outros procedimentos da face, tais como a Ritidoplastia / Ritidectomia do Terço Médio (facelift), Blefaroplastia (rejuvenescimento palpebral), Ritidoplastia Cervical (lift/levantamento do pescoço), Peelings de face, Preenchimentos, Rinoplastia. Também são cirurgias frequentemente associadas à Frontoplastia. Não impede também a realização concomitante com procedimentos corporais, desde que sejam respeitados os limites de segurança do paciente.

É importante que seja feita uma avaliação com o cirurgião plástico para saber qual o melhor procedimento e técnica a ser utilizada, já que pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, características da pele e estrutura do rosto, além de poder ser avaliada a possibilidade e necessidade de complementar a frontoplastia com outros procedimento cirúrgico.