A blefaroplastia é a cirurgia plástica estética das pálpebras, na qual é feita a remoção do excesso de pele e bolsas de gordura presentes nas pálpebras superiores e inferiores. Para falar sobre esse assunto, conversamos com o Dr. Tiago Ortiz, cirurgião plástico ocular do Blanc São Paulo, que nos contou um pouco sobre esse procedimento.

A técnica foi aprimorada e hoje não visa apenas a remoção dos excessos de pele e gordura, mas também trazer rejuvenescimento da região periocular. Além do rejuvenescimento, essa cirurgia traz outros benefícios: o levantamento do olhar, a diminuição da sensação de peso nos olhos, causada pelo excesso de pele e consequentemente, a melhora da autoestima.

A blefaroplastia é recomendada aos pacientes que apresentam dermatocalase (excesso de pele nas pálpebras) e/ou bolsas de gordura em excesso. Além disso, muitos dos pacientes que optam por realizar essa cirurgia desejam um rejuvenescimento da região ou alteração do formato da fenda palpebral.

A blefaroplastia é um procedimento seguro, sendo realizado normalmente em 90 min e podendo ser associado com outros procedimentos na mesma cirurgia, como: rinoplastia, face lift, mentoplastia, otoplastia, entre outros.

Os pontos são retirados após uma semana e em média nesse mesmo tempo os pacientes são liberados para voltar às suas atividades normais. Porém, o retorno às atividades físicas mais intensas é recomendado após um repouso de duas semanas.

A cicatriz é pequena, sútil e tende a se tornar menos perceptível ao longo do tempo. Isto é facilitado pelo fato da pele palpebral ser a mais fina do nosso corpo e, também, pela sutura praticamente sem tensão nessa região.

Ficou com alguma dúvida sobre essa cirurgia? Comenta aqui embaixo!