Escolha uma Página

A lipoaspiração de alta definição, também conhecida como Lipo HD, foi criada pelo cirurgião plástico colombiano Doutor Alfredo Hoyos. Essa técnica tem como objetivo definir os contornos do corpo, respeitando a anatomia de cada pessoa. Para isso, o procedimento realiza a lipoaspiração de gordura em locais específicos, auxiliando na impressão de definição dos músculos. Para abordar mais sobre o assunto, o doutor concedeu uma entrevista ao nosso sócio-diretor e cirurgião plástico, Charles Berres, informando os benefícios da técnica, tanto para pacientes quanto para médicos.

O Dr. Hoyos, que utiliza a técnica há 20 anos, relata que a Lipo HD é um procedimento que possui resultados mais duráveis no corpo do paciente, além de se obter uma maior naturalidade se comparado a uma lipoaspiração convencional. Para isso, a tecnologia é uma grande aliada de cirurgiões plásticos e pacientes, pois auxilia de forma mais prática na realização do procedimento. Veja abaixo alguns benefícios do uso de tecnologias na cirurgia.

 

Benefícios ao paciente:

 

  • Menor sangramento durante o procedimento;
  • Recuperação mais rápida;
  • Cicatrizes menos aparentes.

 

Benefícios ao cirurgião:

 

  • Diminuição da possibilidade de contraturas musculares ou tendinites;
  • Menor cansaço ao longo do dia de trabalho;
  • Maior segurança.

 

Algumas tecnologias, como Vaser e MicroAire, realizam um encurtamento do tempo cirúrgico a longo prazo, porém a maioria delas estendem o tempo do procedimento, o que pode gerar um aumento nos riscos ao paciente. Nesse caso, é importante que o cirurgião possua algumas estratégias que auxiliem na execução da lipoaspiração, para assim ter um melhor desempenho e resultado final. O doutor Hoyos recomenda que o processo cirúrgico dure até no máximo 5 horas e, para isso, é necessário que o cirurgião tenha uma curva de aprendizado rápida. Veja abaixo dicas de estratégias a serem utilizadas:

 

  • Realizar treinamentos práticos;
  • Melhorar a eficiência da sala cirúrgica, integrando e comunicando de forma clara sua equipe;
  • Realizar um planejamento da cirurgia de acordo com cada caso;
  • Se necessário, dividir o procedimento em partes.

 

Para que essa curva de aprendizado seja mais rápida, o doutor Alfredo Hoyos criou o treinamento Total Definer, um workshop que tem como objetivo capacitar cirurgiões plásticos, ensinando técnicas de Lipo HD. Em 2022, o cirurgião realizou esse evento em parceria com o Blanc Hospital, em São Paulo, onde os médicos que mais produziram no hospital puderam ter um dia de treinamento com especialistas sobre a técnica de contorno corporal. Desta forma, nosso corpo clínico pôde aprimorar suas habilidades, levando assim, maior segurança aos nossos pacientes.