O lipedema é uma doença inflamatória da gordura onde há uma desproporção no corpo (cintura fina e pernas grossas) e dificuldade de perder a gordura dos membros através de dieta ou atividade física. Ela se manifesta nos membros inferiores (pernas, joelhos e coxas) e às vezes membros superiores (braços e antebraços). Na maioria das vezes, ela acomete as mulheres, pois depende da presença do estrogênio (hormônio sexual feminino). O acúmulo de gordura é progressivo, piora em momentos de mudança hormonal (adolescência, uso de anticoncepcional, gestação ou menopausa) e gera dor, deformidade e lesão da pele, articulações e sistema linfático.

Para saber mais sobre o lipedema, conversamos com o Dr. Fábio Kamamoto, Presidente do Instituto Lipedema e cirurgião plástico do Blanc São Paulo, para responder algumas dúvidas sobre o assunto:

Quais os sintomas do lipedema?

• dor em peso
  • queimação nas pernas
  • equimose no local mesmo sem trauma
  • nódulos de gordura.

Qual a causa do lipedema?

O lipedema é causado por uma resposta anormal das células de gordura em resposta ao estrogênio. Estas células apresentam reações inflamatórias de repetição. A inflamação gera equimose, dor e distorção dos tecidos vizinhos: pele, joelhos e sistema linfático

Quais os estágios do lipedema?

Ele é dividido em 4 estágios de acordo com o grau de gravidade:

Estágio 1: aumento do volume dos membros

Estágio 2: formação de nódulos de gordura nos tecidos

Estágio 3: flacidez de pele

Estágio 4: lesão do sistema linfático (lipo linfedema)

Quais os tipos de tratamento para o lipedema?

Existe o tratamento clínico : dieta anti-inflamatória, atividade física regular, uso de meias compressivas e evitar uso de hormônios femininos (estrogênio).

E o tratamento cirúrgico : baseado na lipoaspiração tumescente das células de gordura, uso de tecnologias para retração de pele e nos casos mais avançados, dermolipectomia dos membros inferiores e superiores.

Quando é recomendado a cirurgia?

A cirurgia pode ser realizada em duas situações :

1. Na paciente que já está realizando atividades físicas e alimentação anti inflamatória mas não consegue perder a gordura localizada
  2. Nas pacientes estágio 3 e 4 com perda de mobilidade que precisam de um “resgate”

O doutor ainda complementa dizendo que segundo o consenso americano de tratamento de lipedema publicado em 2021, a cirurgia é a única técnica capaz de retirar as células doentes do lipedema.