O Fevereiro Roxo tem o propósito de promover a conscientização sobre Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus, destacando a importância de compreender e apoiar aqueles que enfrentam desafios diariamente.

O Lúpus é identificado como uma condição crônica que desencadeia uma produção excessiva de anticorpos pelo organismo. Esses anticorpos passam a atacar o próprio corpo, resultando em inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. O Ministério da Saúde relata que o Lúpus Sistêmico (Les) é a variante mais grave da enfermidade, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele tem maior incidência em mulheres, sendo que 9 em cada 10 pacientes enfrentam um risco mais elevado durante o período fértil.

A Fibromialgia, por sua vez, afeta principalmente as articulações, ocasionando dores em todo o corpo, especialmente nos músculos e tendões. Além das dores, a síndrome também provoca fadiga intensa, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. A causa exata da doença ainda não é totalmente compreendida. No Brasil, estima-se que cerca de 3% da população seja afetada pela fibromialgia, sendo que de cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres.

O Mal de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que resulta na deterioração das funções cognitivas, levando à redução das capacidades de trabalho e interação social. Com o tempo, também afeta o comportamento e a personalidade do indivíduo, incluindo a perda progressiva de memória. É a causa mais comum de demência, um conjunto de distúrbios cerebrais que resultam na perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e seis por cento desse grupo apresentam a doença de Alzheimer, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Por isso, esteja atento aos sinais e procure um médico.