O mês de maio é muito comemorado dentro da saúde, com datas importantes para celebrar algumas profissões da área. Nesse mês, além do dia da enfermagem, comemoramos o dia do técnico de enfermagem (20/05) e do instrumentador cirúrgico (06/05), profissões de extrema importância para o Blanc.

O técnico de enfermagem é quem tem o maior contato com o paciente desde o momento que entra no hospital até a sua saída. Ele é responsável por garantir o bem-estar e conforto do enfermo e seus acompanhantes. Além disso, ele precisa lidar, muitas vezes, com a fragilidade e a vulnerabilidade psicológica dos enfermos e familiares.

Para entender um pouco melhor do cotidiano e das atribuições desta profissão, conversamos com duas técnicas de enfermagem do Blanc Porto Alegre. Perguntamos para a Gisele: O que te motivou a seguir essa profissão?

“Sempre gostei de cuidar das pessoas quando estavam doentes, e pensei que, me especializando na área, eu poderia contribuir de forma mais aprofundada tendo alguns conhecimentos.”, respondeu ela.

Perguntamos para a Cristiane: Como você sente que o seu trabalho contribui e faz a diferença aqui no hospital?

“Bom eu acredito que tenho um bom empenho, pois procuro fazer o que compete a mim de forma que nossos pacientes se sintam bem, me mostro a disposição para que durante o tempo de sua permanência se sintam confortáveis e acolhidos.”, disse ela.

Lembramos também do instrumentador, que é muito importante dentro da sala cirúrgica, pois ele é responsável por preparar e fornecer o material cirúrgico e instrumental, dando o suporte necessário na hora da cirurgia. Além disso, ele prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos. A eficácia do instrumentador cirúrgico reduz o tempo da cirurgia e diminui os índices de contaminação e de infecções pós-operatórias.

Para saber mais do cotidiano e das atribuições destes profissionais, conversamos com duas instrumentadoras do Blanc Porto Alegre. Perguntamos para a Amandha: O que você mais gosta no seu trabalho?

“Gosto muito de organização e de tentar seguir uma rotina para manter tudo em um ótimo fluxo de andamento, pois dentro do universo cirúrgico a organização é fundamental!”, respondeu ela.

Perguntamos para a Luciana: Como você sente que o seu trabalho contribui e faz a diferença aqui no hospital?

Tento sempre me colocar no lugar do paciente e do médico, proporcionando um ambiente agradável e seguro para ambos. Às vezes um simples gesto de segurar na mão do paciente no momento de indução anestésica faz uma diferença enorme. Tenho muitos relatos sobre esse momento que as pacientes relatam: “Que bom que você segurou minha mão naquela hora, não me senti sozinha.”

Para homenagear estes profissionais, o Blanc Hospital organizou a Semana da Assistência, com uma programação especial contemplando os setores de enfermagem além de manutenção, nutrição, farmácia, higienização e fisioterapia.