Cirurgia minimamente invasiva é um termo usado para descrever técnicas e procedimentos que realizam pequenas incisões no paciente com a utilização de equipamentos de alta tecnologia, como microcâmeras e monitores. A utilização desses instrumentos cirúrgicos vem se popularizando e ganhando mais adeptos na última década, principalmente devido aos seus diversos benefícios em termos funcionais e estéticos. Com o auxílio de alguns equipamentos, como a microcâmera, o cirurgião tem uma visão ampliada em até 20 vezes sobre o local a ser operado, assim, garantindo uma maior integridade dessa área. Além disso, os pequenos cortes realizados com esses equipamentos fazem com que haja menos sangramento durante o procedimento, e também auxiliam em uma  redução nas cicatrizes do paciente.

Para explicar melhor a respeito das cirurgias minimamente invasivas, trouxemos o doutor Rafael Grimm Vaz, cirurgião ortopedista que atua no Blanc Hospital Porto Alegre. O doutor relatou como essa técnica pode beneficiar pacientes que necessitem passar por procedimentos ortopédicos, auxiliando na melhora da sua qualidade de vida.

Quando é o caso de realizar uma cirurgia minimamente invasiva?

O momento correto para se verificar a necessidade da realização desse procedimento é quando o paciente possui dores incapacitantes, que limitam suas atividades diárias e bem-estar, como por exemplo, durante o trabalho, ao realizar atividades físicas ou durante as noites de sono. O doutor explica que o procedimento auxilia na melhora da qualidade de vida do paciente: “A gente acaba ajudando esse tipo de paciente com os procedimentos, sejam eles minimamente invasivos para dor, do ponto de vista de bloqueios, e até pequenas cirurgias.”.

Qual a média de tempo dessa cirurgia?

A média de tempo pode variar de acordo com a causa da cirurgia e quais equipamentos e técnicas são utilizadas pelo cirurgião ortopedista. Os procedimentos para o bloqueio da dor, por exemplo, costumam durar cerca de 20 a 30 minutos, incluindo a aplicação de anestesia. Já quando é necessário a utilização de videoendoscopia na cirurgia, a duração fica em torno de até uma hora. Por fim, o doutor relata que nas cirurgias percutâneas, que são realizadas pela pele do paciente, a duração fica em torno de 30 a 40 minutos, também incluindo a aplicação da anestesia.

O médico ortopedista ressalta que não é necessário o uso de anestesia geral para a realização de cirurgias minimamente invasivas, sendo utilizada apenas uma pequena sedação. Com isso, geralmente duas horas após o procedimento o paciente já se encontra apto para retornar para casa e dar seguimento à sua recuperação.

Como é a recuperação do procedimento?

A recuperação também pode variar de acordo com a doença tratada. Nos casos de procedimento para bloqueios da dor o retorno à rotina é mais rápido, levando alguns dias de cuidado, como não realizar grandes esforços físicos. Após isso, a reabilitação é realizada com exercícios, como por exemplo, pilates, alongamentos ou hidromassagem. Já o paciente que passa por um procedimento com videoendoscopia deve ficar em repouso por cerca de seis semanas, para que possa ter a cicatrização da região operada na coluna. Em seguida, a reabilitação também se dá com exercícios, e em casos mais complexos, com a realização de fisioterapia.

Assista a entrevista completa com o Dr. Rafael Grimm Vaz em nosso canal do Youtube!