O balão intragástrico é uma prótese gástrica de silicone preenchida com soro fisiológico e introduzida no estômago. Esse balão ocupa o espaço que seria do alimento, trazendo maior saciedade e menos fome, que consequentemente, resulta na perda de peso.

Esse dispositivo é parecido com um balão e é colocado no estômago do paciente através de um procedimento endoscópico pela boca. É uma técnica realizada por endoscopia, ou seja, não é uma cirurgia. Ele tem duração de 6 meses ou 1 ano e após esse tempo, é necessário fazer uma nova endoscopia para retirar o dispositivo.

Esse procedimento é recomendado para tratamento de pacientes que precisam perder peso, desde sobrepeso até o grau mais elevado de obesidade, cujos tratamentos convencionais não funcionaram.

O Balão Gástrico é um método moderno, minimamente invasivo e eficaz para a redução de peso e aumento da qualidade de vida, trabalhando diretamente com a saúde geral do paciente. Além disso, tem baixíssimo risco e não requer internação, afinal o paciente faz o procedimento em caráter ambulatorial.

Para a colocação, o paciente vai para o hospital, faz o procedimento sob sedação, fica 2 horas em recuperação e vai para casa. Dois dias depois, pode voltar às atividades profissionais e às atividades físicas, sem nenhuma restrição.

Nesse período em que o balão está dentro do indivíduo, é necessário que ele siga à risca uma prescrição de dieta e as orientações direcionadas à atividade física, para que consiga emagrecer de forma saudável e eficiente. O balão é uma excelente opção para quem quer um auxílio na perda de peso, porém ele não funciona sozinho, é preciso disposição para se alimentar conscientemente e se exercitar.