Hoje comemoramos o Dia da Enfermagem, dia de agradecer a todos os profissionais desta área que trabalham todos os dias para cuidar de outras vidas. Por isso, hoje viemos falar sobre a enfermagem aqui do Blanc Hospital e entender um pouco do cotidiano desses colaboradores.

O cuidar dentro da enfermagem  tem o sentido de promover a vida, o potencial vital, o bem-estar dos seres humanos na sua individualidade, complexidade e integralidade.

O enfermeiro é parte fundamental dentro de um hospital, onde atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Além disso, ele é responsável por cuidar do bem-estar e do conforto de diversos pacientes. Mas muito mais que isso, o profissional de enfermagem precisa lidar, muitas vezes, com a fragilidade e a vulnerabilidade psicológica das pessoas, sejam enfermos ou familiares fragilizados. Por isso, além de ter uma capacitação técnica para cuidar do corpo físico dos que precisam, esse colaborador precisa ter empatia e respeito com aqueles ao redor do paciente.

Em entrevista com a Larissa, enfermeira do centro cirúrgico do Blanc São Paulo, perguntamos o que motiva ela no trabalho:

“O que me motiva todos os dias é o desafio diário de ter um bom relacionamento com toda a equipe médica e prestar o melhor atendimento e experiência aos pacientes e pessoal da equipe.”

Um hospital não funciona sem os enfermeiros, precisando de um grupo disponível durante todo o funcionamento deste local. Isso significa que a qualidade das ações de enfermagem interfere, diretamente, na qualidade da assistência em saúde. Por isso, é preciso trabalhar no bem-estar destes colaboradores, a fim de que eles estejam felizes e satisfeitos em seu ambiente de trabalho, para proporcionar um atendimento humanizado, respeitoso e eficiente aos pacientes e familiares.

Perguntamos também para a Poliana, enfermeira do Blanc Porto Alegre, algum marco importante na trajetória dela dentro do hospital. Ela nos contou que:

“O momento que me marcou foi a minha admissão. Quando fiz a entrevista, fui tratada como se eu fizesse parte da Instituição. Quando eu entrei, a forma como eu fui recebida e acolhida por todos os colaboradores, eu jamais vou esquecer.”

Para homenagear estes profissionais, o Blanc Hospital organizou a Semana da Assistência, com uma programação especial contemplando os setores de enfermagem além de manutenção, nutrição, farmácia, higienização e fisioterapia.

Para finalizar essa semana tão especial, falamos com a Ana, gerente executiva assistencial do Blanc São Paulo, que nos contou como foi a escolha da sua profissão:

“Eu escolhi ser enfermeira porque é uma profissão muito nobre, eu penso que é uma profissão completa, que trabalha com o bem mais precioso: a vida.”