Escolha uma Página

Maio é o mês em que se comemora o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher. Além de conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres, este momento também serve para cuidar da saúde física e psicológica. Por isso, é fundamental acrescentar hábitos saudáveis à rotina, a fim de garantir mais qualidade de vida e bem-estar. 

Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, separamos 6 dicas para você ter uma rotina mais leve e saudável. Vamos conferir?!

 

Alimentação equilibrada 

A primeira dica, claro, não poderia ser outra: uma alimentação saudável é parte essencial para a melhora da saúde, pois promove equilíbrio na qualidade de vida e diminui os riscos de desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, entre outras. 

A dica, portanto, é comer pratos coloridos, integrar ao cardápio das refeições frutas e legumes e evitar alimentos ultraprocessados. Além disso, é recomendável a realização de 5 a 6 refeições por dia, o que aumenta a sensação de satisfação, fazendo sumir a vontade de comer em exagero. 

 

A prática de atividades físicas 

Para a mulher manter a saúde em dia, é necessário incluir a atividade física à rotina. Isso porque o sedentarismo é um dos maiores responsáveis pelo surgimento de várias comorbidades, como obesidade, aumento do colesterol, problemas cardiovasculares, diabetes, entre outros. 

Assim, é essencial manter-se ativa, a fim de diminuir as chances de desenvolver uma série de doenças. Deixar de ser sedentária é uma tarefa relativamente simples. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 minutos de atividade leve, como andar de bicicleta, caminhar ou subir escadas, durante 5 dias por semana já é o suficiente para abandonar o sedentarismo e ter uma vida mais saudável, com mais disposição e saúde. 

É o que explica a Dra. Karen Jacobs, médica ginecologista e obstetra parceira do Blanc Hospital, em relação à prática esportiva e ao consumo de alimentos saudáveis. “Sabemos que a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, além de outros hábitos saudáveis, estão intimamente relacionados com a nossa saúde – e com a saúde feminina não é diferente”, explica.

Ela ainda ressalta as relações entre o sobrepeso/obesidade e o câncer de mama, entre o tabagismo e a evolução de lesões de colo uterino, entre a ingestão de alimentos inflamatórios (como lactose, glúten e carne vermelha) e a piora de sintomas em pacientes com endometriose, entre o consumo de açúcar e de carboidratos refinados e a candidíase vaginal recorrente. “É de suma importância termos hábitos de vida mais saudáveis”, reforça a Dra. Karen Jacobs.

 

Dormir melhor 

Por conta da vida agitada das grandes cidades, muitas vezes fica complicado dormir pelo tempo ideal e com a qualidade necessária. Dormir mal implica diversos problemas de saúde físicos e mentais, na medida em que o sono tem um papel importante para o sistema imunológico e para a saúde psicológica. 

Por isso, é fundamental dar atenção à qualidade do sono. Além da alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos, evitar o excesso de exposição a telas, como a do celular e a do computador, antes de deitar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas são medidas que vão impactar de forma positiva a qualidade do sono. 

 

Cuidados com a saúde mental 

Assim como a saúde física, a saúde mental não pode ser negligenciada. Por isso, quando for preciso, é essencial procurar assistência psicológica e/ou psiquiátrica, a fim de enfrentar diversas etapas da vida com mais leveza e bem-estar. Sintomas de doenças como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), depressão, transtornos alimentares, entre outras, causam impactos extremamente negativos para a rotina, prejudicando bastante a qualidade de vida. 

 

Calendário de exames

Outra dica para a manutenção da saúde da mulher, claro, é a visita frequente a profissionais de saúde, como clínicos gerais e ginecologistas. A realização de exames periódicos laboratoriais e autoexames, como o de mama, auxiliam na prevenção e no tratamento de várias doenças. 

Os exames de rotina, como os hemogramas, as mamografias de rastreamento e o papanicolau, são essenciais para manter a saúde da mulher em dia e dar um panorama completo sobre as condições do organismo. “É importante que a consulta ao ginecologista seja no mínimo anual, na qual será realizado o exame preventivo do câncer de colo uterino (papanicolau) e o exame clínico das mamas. A depender da idade ou da presença de sinais ou sintomas referidos pelas pacientes, solicitamos também exames laboratoriais e exames de imagem, como mamografia, ecografia mamária, ecografia transvaginal, densitometria óssea, ecografia abdominal total, colonoscopia, entre outros”, avalia a Dr. Karen Jacobs

 

Cuidados com Infecções Sexualmente Transmissíveis 

Ao manter uma vida sexual ativa, é necessário tomar alguns cuidados, como uso de preservativo masculino ou feminino, para evitar não só contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas também gravidez indesejada. Além disso, caso queira, a mulher também pode procurar outros métodos contraceptivos, escolhendo o mais adequado e confortável para o seu corpo. 

Com essas dicas, você, mulher, vai manter a saúde em dia, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar, além de se prevenir de diversas doenças. Por isso, cuide do seu corpo e da sua mente adotando hábitos saudáveis à sua rotina.

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e cirurgia plástica!