O mês de novembro promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina, principalmente a busca pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata em 2022. Entre os anos de 2019 e 2021 a doença levou a óbito, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, mais de 47 mil homens. Só no ano passado mais de 16 mil pessoas morreram em consequência desse tipo de tumor, sendo cerca de 44 mortes ao dia. Segundo nosso médico urologista, Tiago Bortolini, apesar do alto índice de óbitos, quando tratado precocemente, a taxa de cura do câncer de próstata é de 90% entre os homens diagnosticados com a doença. Para isso, destaca-se a importância dos exames anuais e dos cuidados com a saúde.

Durante esse mês o Blanc Hospital, em apoio à causa, realizou algumas ações que buscam simbolizar e lembrar constantemente a importância do Novembro Azul. Além da nossa cúpula iluminada no Blanc São Paulo e de nossos médicos e colaboradores utilizarem máscaras na cor azul, realizamos entrevistas com Urologistas da instituição, que puderam tirar dúvidas e informar a respeito dos cuidados com a saúde masculina, principalmente sobre o câncer de próstata. O doutor João Pedro Telles, médico urologista que faz parte do nosso Comitê Científico de Porto Alegre, respondeu a dúvidas dos pacientes, e a seguir você pode conferir alguns hábitos e cuidados indicados para manter uma boa saúde masculina.

Hábitos

O doutor informa que a princípio não há uma receita a ser seguida para prevenir o câncer de próstata, mas existem hábitos que podem tentar evitá-lo. Manter práticas saudáveis é essencial para a saúde, e em vários casos diminui o risco de diversas doenças, sendo uma delas o câncer. O urologista afirma que manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e ter momentos de lazer para evitar o estresse são exemplos de hábitos a serem seguidos no dia-a-dia.

Sintomas

Na maioria dos pacientes o câncer de próstata não costuma gerar sintomas, sendo assim, quando são apresentados, é provável que a doença já se encontre em um estado avançado. Os principais sintomas que costumam aparecer são: dores, sangramentos e dificuldade em urinar.

O Dr. João Telles destaca a importância do acompanhamento anual com um médico urologista, sendo recomendado o exame de toque retal para homens a partir dos 45 anos, em caso de histórico da doença em familiares de primeiro grau, e a partir dos 50 anos para o público geral.

Cuidados necessários após ter câncer de próstata

Uma vez que a pessoa teve e tratou o câncer de próstata, seja por métodos cirúrgicos ou radioterapia, é fundamental manter como um dos cuidados principais o acompanhamento com seu médico assistente (um urologista ou oncologista), e realizar o exame PSA (check-up para diagnosticar o câncer de próstata) de maneira regular. Por fim, o Dr. João Telles ressalta a importância de se repassar a informação sobre o seu diagnóstico a todos os homens da família em primeiro grau, sendo eles irmãos e filhos, para que possam realizar seus exames preventivos a partir da idade recomendada e, assim, prevenir ou buscar o diagnóstico de forma precoce.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e nos siga também no Instagram!