Escolha uma Página

O dia 17 de novembro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e a data foi o ponto de partida para que fosse criado na Austrália, em 2003, o Movember — um movimento, que tornou-se mundial posteriormente, cujo objetivo é mudar a “cara” da saúde masculina. Por isso, é simbolizada pelo bigode, estimulando, inclusive, que os homens deixem seus bigodes crescerem durante o mês.

No Brasil, a ação foi abraçada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, na forma do Novembro Azul, cujo mote principal é destruir o preconceito com o exame de toque, encorajando os homens a “perderem o medo” de buscarem a consulta de um médico. Em 2018, o tema do Novembro Azul no Brasil é “seja o herói da sua saúde”. Com esse pensamento em mente, nós, do Blanc Hospital, queremos contribuir  com o fomento da saúde masculina, acabar com tabus e convidar você, homem, a procurar um urologista.

A boa saúde começa nas pequenas ações diárias. Dessa forma, trazemos alguns hábitos que podem melhorar a saúde do homem — não somente quando falamos de câncer de próstata, mas também quando o assunto é uma vida mais saudável como um todo.

 

Leia mais: Novembro Azul: cuidados que todo homem deve ter

 

Pratique atividades físicas

Cuidar da sua saúde não significa passar a semana inteira na academia. Há diversas atividades que você podem fazer que tornam a sua rotina mais saudável. Se você não é fã de atividades físicas, pode começar de forma leve, como ir andando ou de bicicleta para o trabalho, ou, ainda, incorporar caminhadas regulares no seu dia a dia. Se você tem tempo e disposição, pode apreciar a prática de esportes. O importante aqui é não ficar ocioso e sedentário!

 

Adote uma alimentação saudável

Você é o que você come! Seu corpo funciona baseado naquilo que você ingere, e não há organismo que vá funcionar 100% se você consumir apenas “besteiras” e itens nutricionalmente pobres. Tenha uma alimentação variada, cobrindo todos os grupos alimentares, com alimentos ricos, proteínas, fibras, carboidratos, sais minerais e vitaminas; beba água com frequência e você perceberá que sua qualidade de vida e disposição vão melhorar.

 

Durma com qualidade

Grande parte das pessoas não percebe o quanto noites mal dormidas influenciam negativamente suas vidas. Dormir bem, além de descansar o corpo, contribui para o seu bom funcionamento e para que você consiga desempenhar de forma efetiva suas atividades, sejam elas de trabalho ou de lazer. Uma boa noite de sono renova as suas energias, equilibra seu metabolismo e libera substâncias que garantem a manutenção do seu sistema imunológico.

 

Organize sua vida

O estresse é um dos maiores males da vida contemporânea. Ele afeta não somente emocionalmente, como também fisicamente a vida das pessoas. A desorganização contribui para o aumento do estresse e impede que você tenha uma boa qualidade de vida. Inclusive, estar estressado pode desencadear sérias doenças, desde dores musculares e insônia até distúrbios cardiovasculares, transtornos alimentares e depressão. Quando você organiza a sua vida, você ganha uma visão geral do seu dia a dia, tem o poder de planejar sua rotina e realmente gerenciar sua vida. Dessa forma, você consegue relaxar e arranjar tempo para as coisas que realmente importam na sua vida: passar um tempo com a família e aproveitar seus hobbies e amigos.

 

Visite um médico regularmente

Por fim, mas não menos importante, o principal hábito que você deve adotar é o de tornar as visitas médicas parte de sua rotina. Infelizmente, muitos homens ainda veem como tabu o fato de “precisar” ir ao médico — como se sua saúde fosse de ferro, inabalável. E essa é uma das razões pelas quais tantos homens sofrem de maus súbitos ou descobrem doenças em estágios mais avançados, como é o caso do câncer de próstata.

Para evitar que esse cenário siga ocorrendo, visite um urologista, o médico especialista na saúde masculina. Com seu acompanhamento, você poderá fazer check-ups e exames preventivos, além de receber encaminhamento para outros especialistas, caso seja necessário. Com isso, você garante a boa saúde, sem tabus e sem perigos!

 

Conheça: Cirurgia plástica para homens: acabando com o tabu

 

Câncer de próstata — o diagnóstico precoce salva vidas

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2017, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência do câncer de próstata. Esse alarmante número ocorre devido ao fato de que a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial — por isso é tão importante que homens a partir dos 45 anos passem a visitar o urologista.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas apresentados na fase avançada são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Os fatores de risco no câncer de próstata são histórico familiar da doença em pai, irmãos e tios e obesidade. Além disso, homens negros sofrem maior incidência do câncer de próstata.

A garantia da cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce! Homens com fatores de risco devem procurar o urologista a partir de 45 anos, e os sem fatores devem fazê-lo a partir dos 50. Assim, você poderá conversar com seu médico sobre sua saúde, sobre o “temido” exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA — o qual muitos homens desconhecem, mas que, inclusive, pode ser mais efetivo do que o exame de toque.

Vale frisar, o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Procure um médico!