Escolha uma Página

A Cirurgia Bariátrica, popularmente conhecida como Cirurgia de Redução do Estômago, é um procedimento cirúrgico muito realizado no Brasil, modificando a anatomia do órgão, o que diminui o seu tamanho, a fim de fazê-lo receber uma quantidade menor de alimentos. 

A Cirurgia Bariátrica é indicada para pessoas com obesidade grau 3, cujo Índice de Massa Corporal (IMC) fica acima de 40. Também é realizada em indivíduos com IMC acima de 35, que apresentam outras doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, entre outras. 

Embora seja um procedimento muito seguro e com resultados extremamente satisfatórios, a Cirurgia Bariátrica exige uma série de esforços multidisciplinares, o que demanda muitos cuidados após a cirurgia. Por isso, neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer para você mais detalhes sobre as principais indicações para o pós-operatório da Cirurgia Bariátrica. Confira! 

 

Alimentação pós-operatória 

Os cuidados com uma alimentação adequada são fundamentais para a excelência dos resultados, afinal, a estrutura do estômago foi reduzida, o que, na prática, significa que o paciente vai precisar adaptar toda a ingestão de alimentos gradualmente, a fim de manter o organismo saudável, sem forçar a nova anatomia do órgão. 

Por isso, o paciente deve seguir à risca as indicações do médico-cirurgião e do nutricionista. Em geral, nos primeiros 15 dias é realizada uma dieta líquida, nutritiva e pausada. Depois, é indicada uma alimentação pastosa até o paciente ter o aval do médico para acrescentar alimentos sólidos na rotina nutricional. Normalmente, a fase de adaptação alimentar dura em torno de 30 dias. 

 

Suplementação de vitaminas

Por modificar um órgão do corpo, a Cirurgia Bariátrica vai alterar a absorção de nutrientes até a adaptação completa. Por isso, em geral, é indicado um suplemento de vitaminas, em especial as vitaminas B e D, além de ferro. Essa suplementação é importante para o paciente não desenvolver problemas como anemia e dores musculares. 

 

Repouso 

Como em qualquer procedimento cirúrgico, é essencial passar um determinado tempo em repouso, a fim de garantir uma recuperação segura. Com a Cirurgia Bariátrica não é diferente, pois o paciente deve ficar pelo menos 14 dias sem realizar atividades que exijam muito esforço. Após este período já são indicadas atividades físicas esportivas e de musculação.

Além disto, nas duas primeiras semanas é aconselhável não ficar muito tempo deitado durante o dia. Por isso, geralmente os médicos orientam o paciente a realizar pequenas caminhadas, sem fazer muito esforço.

 

Acompanhamento psicológico

A Cirurgia Bariátrica é um processo multidisciplinar, ou seja, envolve vários aspectos da vida do paciente. Não é uma simples cirurgia, afinal, ela é o início de um tratamento que consiste em uma mudança do estilo de vida da pessoa, o que, claro, pode sofrer desgastes emocionais ao longo da jornada. 

A perda de peso, na grande maioria dos casos, é muito significativa, isto é, o corpo se transforma de maneira substancial. Por isso, um acompanhamento psicológico é importante durante a adaptação à nova vida, afinal, muitos hábitos arraigados na rotina do paciente terão de ser eliminados e novos hábitos construídos, o que nem sempre é uma tarefa fácil de assimilar psicologicamente. 

A Cirurgia Bariátrica é um dos principais métodos no tratamento da obesidade, resultando em grande perda de peso e de forma duradoura, garantindo ao paciente bem-estar e qualidade de vida, além de melhorar aspectos psicológicos, renovando sua autoestima. 

Quer esclarecer mais dúvidas? Entre em contato clicando aqui. Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre cirurgia plástica, saúde e bem-estar!