Escolha uma Página

No segundo semestre de 2019, demos início a mais uma inovação do Blanc Hospital com o lançamento de centros de especialidades, ampliando os serviços que serão oferecidos em cada um deles. Depois de anunciarmos o Centro Blanc de Cirurgia Endoscópica de Coluna, é com alegria que divulgamos mais um lançamento: o Centro Blanc da Dor de Coluna.

Trabalhando em sinergia com o Centro de Cirurgia, o Centro Blanc para Dor de Coluna também será comandado pelos especialistas em coluna Dr. Ernani Abreu e Dr. Fernando Schmidt.

Sobre o Centro Blanc para Dor de Coluna

dor de coluna

O Centro Blanc da Dor de Coluna foi projetado para atender a tudo aquilo que diz respeito às dores localizadas na região da coluna. Para tal, convidamos os responsáveis técnicos Dr. Ernani Abreu e Dr. Fernando Schmidt, que carregam mais de 30 anos de experiência como especialistas em coluna, sendo eles pioneiros em técnicas de tratamento para dor de coluna, bem como de cirurgia endoscópica — e não à toa comandam, agora, o Centro de Cirurgia Endoscópica

Veja: Ortopedia: tudo sobre a especialidade médica do Blanc

 

Dor na coluna: não procrastine a sua saúde!

Temos como definição de dor, segundo a Associação Internacional para Estudos da Dor (IASP): “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tais lesões”. Dores recorrentes na coluna, sejam elas agudas ou crônicas, podem significar inúmeros problemas que só um médico especialista poderá identificar.

Sobre os tipos de dor de coluna, cabe explicar aqui os três principais que podem ocorrer: dor nociceptiva, dor neuropática e dor mista. Estes tipos são classificados de acordo com sua natureza ou origem fisiológica.

 

Dor nociceptiva

É classificada como dor nociceptiva aquela que tem derivação de uma lesão contínua nos tecidos, ossos, músculos ou ligamentos. Também conhecida como dor inflamatória, ocorre com a ativação dos nociceptores — receptores nervosos que causam a sensação de dor. Ou seja, quando estimulados, eles desencadeiam as suas dores de coluna.

Alguns exemplos de dor nociceptiva são: dor inflamatória, dor traumática, osteoartrite, dor visceral e dor pós-operatória.

 

Dor neuropática

É classificada como dor neuropática aquela causada por lesões ou não funcionamento pleno do sistema nervoso central ou periférico. Neste tipo de dor, não ocorre lesão nos tecidos, mas, sim, danos neurológicos.

Alguns exemplos de dor neuropática são: neuralgia pós-herpética (decorrente de herpes), neuralgia do trigêmeo (nervo facial que afeta a região do rosto e cabeça), neuropatia diabética, neuralgia pós-traumática, dor pós-acidente vascular cerebral (AVC), dor em avulsão de plexos e lesão na medula espinhal.

Por neuralgia (ou nevralgia), entende-se dor aguda e incessante. Entende-se por neuropatia dores, fraqueza e dormência (comum na região das mãos e pés).

 

Saiba mais: Conheça as principais causas de dores no quadril

 

 

Dor mista

Há, ainda, um terceiro tipo, no qual pode ocorrer a dor mista, que apresenta origens tanto nociceptivas quanto neuropáticas.

Alguns exemplos de dor mista são: cervicobraquialgias, lombociatalgias e dor oncológica.

dor de coluna

Já sentiu algumas das dores que citamos anteriormente? Não deixe que seus sintomas piorem! No Centro Blanc da Dor de Coluna, nós temos o que há de mais moderno para tratar sua dor na coluna. Agende sua consulta!