O Dr. Ricardo Vita, urologista, fala sobre UroLift, uma técnica minimamente invasiva para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada), que causa dificuldade no esvaziamento da bexiga.

Homens com mais de 50 anos podem ter um aumento significativo da próstata. Existem aqueles que não têm sintomas significativos e sentem poucas mudanças, mas isso pode variar de organismo para organismo. Já outros podem passar por uma queda na qualidade de vida, causada por dificuldades na hora de urinar, tendo sangramentos, retenção de urina e infecções de repetição na bexiga, uretra e também na próstata.

A próstata aumentada é causada pela dificuldade no esvaziamento da bexiga dos homens. Como tratamento para essa doença é recomendado uma técnica minimamente invasiva denominada Urolift. O propósito dessa técnica é trazer alívio imediato com uma rápida recuperação e desospitalização do paciente.

O Dr. Ricardo Vita, urologista que atua no Blanc Hospital, reforça a respeito do Urolift:

“O paciente não precisa ficar internado, não precisa da sonda e não tem sangramento na bexiga, que necessita de irrigação vesical. Então é uma cirurgia que traz um alívio rápido, sem a necessidade de ele ficar internado e possibilita um retorno às suas atividades diárias muito breve. Em torno de três a cinco dias, o paciente já está com a vida normal.”

Um dos maiores questionamentos sobre o assunto é em como identificar os sintomas e quando é recomendado o tratamento, sendo o médico o responsável por identificar se o paciente necessita do procedimento. O método Urolift é uma maneira de substituir o uso contínuo de medicamentos e faz com que o paciente não necessite de outro tratamento. Após o procedimento, o retorno às atividades cotidianas é mais rápido e as complicações pós-operatórias são baixas.

A equipe do Dr. Ricardo tem realizado o procedimento no Blanc Hospital em uma média de 8 a 10 minutos, e em casos mais complexos, a duração é de no máximo 30 minutos. Após o término do procedimento, o paciente fica em observação por aproximadamente 3 horas, até que recupere toda a sua consciência e tenha a sua primeira micção espontânea. Dentro de três a cinco dias sua vida pode seguir normalmente, podendo realizar qualquer tipo de atividade.

O doutor manifestou a sua satisfação com a estrutura do Blanc Hospital:

Fiquei muito impressionado. É uma estrutura de excelência, que consegue cumprir o seu propósito de um hospital de alto nível com o fluxo rápido dos pacientes. Então você consegue fazer essa característica que hoje está muito em pauta, que é desospitalizar e não deixar o paciente internado. A gente consegue fazer cirurgias, dar alta precoce para os pacientes, uma estrutura de excelência, um suporte humano também muito bom. Eu fiquei realmente impressionado.”

É de grande importância que os homens visitem regularmente um Urologista, pois essas doenças geralmente são insidiosas, ou seja, acontecem lentamente. É necessário entender a normalidade da realização do exame de próstata e do cuidado preventivo, pois o acompanhamento rotineiro com um médico urologista é indispensável para a saúde integral do homem.

Confira a entrevista completa com o Dr. Ricardo em nosso Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cR6Tnc63LfM&t=2s