Escolha uma Página

Em março de 2023 foi realizado o primeiro procedimento de Ablação de Miomas por radiofrequência do Rio Grande do Sul e ficamos muito honrados em fazer parte deste momento. O procedimento foi realizado pelos Drs. Andrey Boeno e Felipe Bassols, ginecologistas do Blanc Porto Alegre.

Para entender mais sobre o procedimento, conversamos com o Dr. Andrey Boeno. Primeiramente perguntamos a ele: Nos conte um pouco sobre esse procedimento, quando há a recomendação e no que consiste?

“A ablação de miomas por alta frequência é um procedimento minimamente invasivo utilizado para tratar miomas uterinos. Miomas são tumores benignos que se desenvolvem no útero e podem causar sintomas como sangramento menstrual intenso, dor pélvica, aumento do volume abdominal, além de infertilidade. É importante observar que a ablação por alta frequência é mais adequada para miomas menores. Miomas grandes (maiores que 8 cm) ou em grande quantidade (mais que 3) podem não ser completamente destruídos por esse método. Além disso, a ablação por alta frequência não impede que novos miomas se desenvolvam no futuro.”

Depois perguntamos: Como funciona a cirurgia? Ela tem algum diferencial tecnológico?

“Durante a ablação por alta frequência, uma agulha especial é inserida no útero por via transvaginal guiada por ecografia. Essa agulha contém um dispositivo que emite energia de radiofrequência para aquecer e destruir os miomas. A energia de alta frequência produz calor intenso que é direcionado para os miomas, resultando na coagulação e destruição do tecido. Isso leva à redução do tamanho do mioma.
O procedimento é geralmente realizado sob sedação leve. É um procedimento menos invasivo do que a cirurgia tradicional de remoção de miomas, conhecida como miomectomia, pois não requer incisões no abdômen. Além disso, a recuperação costuma ser mais rápida e com menos complicações em comparação à cirurgia.


Também questionamos: Qual foi o resultado da cirurgia? Foi como o esperado?

A avaliação nos primeiros 30 dias do procedimento demonstrou uma diminuição de 25% no tamanho do mioma.
O resultado final do tratamento é avaliado após 6 meses do tratamento. Os trabalhos realizados até agora demonstram uma diminuição de 60 a 80% no tamanho dos miomas.

Por fim: Qual foi o sentimento de ser o primeiro a realizar essa cirurgia no Estado?

Junto com o Dr Felipe Bassols foi realizado o primeiro procedimento no estado. Ficamos muito gratificados por isso. A busca por técnicas inovadoras e menos invasivas abrem caminho para avanços que vão beneficiar as pacientes e redefinirem novos padrões de tratamento.