O Dr. Bruno Valdigem, cardiologista, fala sobre o estudo eletrofisiológico e a ablação.

O estudo de eletrofisiológico é um procedimento minimamente invasivo utilizando cateteres que são introduzidos por veias ou artérias para registrar a atividade elétrica no interior do coração. Já a ablação é a destruição controlada de tecido cardíaco, principalmente através de energia térmica. Ambos são procedimentos que se faz na identificação de arritmia.

O Dr Bruno Valdigem informa que a eletrofisiologia nada mais é que um estudo das arritmias cardíacas, sendo a arritmia toda frequência abaixo de 50, e acima de 100. Quando estamos correndo, é normal que a frequência suba, então 120, 130 e 150 no esforço é normal. Quando estamos dormindo ou parados, é normal que a frequência caia, então podemos chegar a uma frequência de 40, 45.

Uma frequência que sobe a 150, 200, por exemplo, quando se está parado olhando televisão, não é uma coisa fisiológica; foge do normal. E quando se têm sintomas, palpitações, desmaio ou dor no peito, é um indicativo de que é preciso tratamento. Esse tratamento pode ser feito com medicação ou com a ablação, sendo esse um tratamento mais específico.

A ablação é feita em uma sala preparada de hemodinâmica, necessitando possuir raio-X. Para a sua realização, são feitos dois furos na perna, e com o cateter (fio revestido e metálico) vai até o coração. O paciente não sente dor, pois o cateter passa por onde o sangue corre e assim segue até o coração na busca por este músculo cardíaco que está alterado. Assim, a ponta do catéter consegue cauterizá-lo.

Sobre o procedimento:

A parte diagnóstica identifica qual é a arritmia e de onde está saindo, podendo levar em média 30 minutos. A parte terapêutica geralmente é feita em sequência, pois é o mesmo procedimento. A partir do momento em que a arritmia é identificada, ela começa a ser tratada, adicionando mais 30 minutos ou 1h ao procedimento. Em casos mais complexos, o procedimento pode acabar durando de 2h a 3h.

Preparo para o procedimento

• Jejum de 8h, o que pode ser abreviado pela equipe de anestesia
  • pode ingerir alimentos até 4h antes, sob recomendação.
  • Quando o médico precisa que o paciente esteja em arritmia para que esteja presente no exame, pode ser suspendido alguns remédios, de cinco a sete dias antes. Assim a arritmia  estará bem visível, o que facilita na realização do procedimento, pois se estiver adormecida pelos remédios pode dar um pouco de mais de  trabalho e tempo para o procedimento ser efetivo.

O Dr. Bruno Valdigem tem utilizado a estrutura do Blac Hospital para realizar as suas cirurgias, e na entrevista manifestou a sua satisfação:

“Eu gostei muito, eu não conhecia, e também não conhecia a outra unidade. Fiquei muito feliz aqui, pelo menos a equipe está muito integrada. Achei que o hospital está muito bonito. Os equipamentos são novos e estou ansioso para começar a ficar mais tempo aqui.”

Confira a entrevista do Dr. Bruno Valdigem na íntegra no nosso Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gVzOECd_DnM