Mamoplastia de aumento é a cirurgia que visa aumentar o volume das mamas através de implantes de silicone na região. Nos últimos anos esse procedimento ultrapassou a lipoaspiração como a cirurgia estética mais realizada no Brasil.

EM QUAIS CASOS É REALIZADO O PROCEDIMENTO?

A indicação da cirurgia é para
1- mamas pequenas
2- mamas desproporcionais ao corpo
3- correção de assimetrias( mamas de tamanhos e formatos diferentes)
4- seios flácidos, podendo ser associado a técnica de mastopexia)
O principal objetivo dessa cirurgia é impactar a satisfação da mulher com o próprio corpo,
dessa forma, a recomendação do implante de silicone é para todas as mulheres, a partir dos 18
anos, que identificam nessa técnica uma possibilidade maior satisfação pessoal.

RISCOS DA CIRURGIA
Os principais riscos relacionados a essa cirurgia são:

• Cicatrizes desfavoráveis;
• Sangramento (hematoma);
• Infecção;
• Má cicatrização das incisões;
• Alterações de sensibilidade da mama ou do mamilo, de forma temporária ou permanente;
• Contratura capsular, que é a formação de tecido cicatricial rígido em torno do implante;
• Ruptura do implante;
• Enrugamento da pele sobre o implante;
• Riscos anestésicos;
• Acúmulo de líquido (seroma);
• Dor, que pode perdurar;
• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
Embora possa haver complicações relacionadas aos implantes mamários, os mesmos não são prejudiciais à saúde da mama. Pesquisas científicas realizadas por grupos independentes não relataram nenhuma relação comprovada entre implantes mamários e doenças autoimunes ou sistêmicas.

COMO SE PREPARAR
Aqui vão algumas dicas importantes antes de realizar a mamoplastia de aumento:

1- Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
• Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica;
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
• Fazer uma mamografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário;
• Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia;
• Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

2- Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

3- O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

4- Esteja preparado para discutir com seu médico:
• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
• As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos;
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, álcool, fumo e drogas, incluindo esteroides;
• Cirurgias prévias.

5-  O que fazer no dia da cirurgia
a. tempo de jejum de 8 horas;
b. medicações em uso continuo- avise seu médico para orientação de uso ou
suspensão.

A VIDA APÓS O PROCEDIMENTO

Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias. Provavelmente, você irá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Exercício físico e atividades
normais serão liberados seguindo orientação de seu cirurgião plástico. Após a devida recuperação, você estará liberada para viver normalmente suas atividades sem restrições.

Sugerimos acompanhamento anual com seu cirurgião, bem como exame de imagem mamário
anual.

Texto preparado pelo Cirurgião Dr. Fabrício Bervian, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.