VISÃO GERAL

Os detalhes dos contornos musculares da parede abdominal começam a ser percebidos quando o Índice de Gordura Corporal (Body Fat Index – BFI) está próximo de 15%, em homens, e de 18%, em mulheres que seguem uma rotina regular de dieta e exercícios. Fato é que, a maioria dos indivíduos, mesmo praticando atividade física regular, não obterá a definição da sua musculatura abdominal. Características individuais, genéticas e de receptores de membrana dos adipócitos, determinam a quantidade e a localização/distribuição dos depósitos da gordura abdominal.

A Lipoaspiração de Média Definição é a técnica expõe os detalhes musculares da parede abdominal, utilizando a lipoaspiração tradicional, sem o uso de qualquer tipo de energia externa. O seu conceito baseia-se na remoção da gordura, através de uma lipoaspiração profunda e superficial, com cânulas com design especifico (3 orifícios, em linha, de um lado do tubo), criando um conjunto de pele/subcutâneo, mais fino do que nas técnicas convencionais. Essa cobertura, mais delgada, irá conectar-se aos relevos musculares profundos, da parede abdominal do paciente, através de moldes de compressão customizados, criando uma reação de fibrose controlada, a qual será responsável pela melhor conexão do tecido, organizando a cicatrização natural e expondo a definição dos contornos musculares.

EM QUAIS CASOS É REALIZADO O PROCEDIMENTO

– Pacientes que realizam atividade física regular e, apesar disso, apresentam acúmulo de gordura localizada que impede a percepção da definição de seu abdome

– Pacientes que estão no seu peso ideal e não possuem flacidez ou excesso de pele no abdome

RISCOS DA CIRURGIA

Os riscos do procedimento, são os mesmos de uma lipoaspiração tradicional

Sinais de Alerta: dor abdominal intensa, falta de ar, dor torácica

COMO SE PREPARAR

Essa é uma técnica indicada para pacientes que tem um estilo de vida saudável e estão dentro do peso recomendado. A rotina de exercícios e uma dieta equilibrada são parte da preparação do paciente

A VIDA APÓS O PROCEDIMENTO

A duração da Cirurgia é de cerca de 2 horas. O paciente terá alta hospitalar no mesmo dia, após algumas horas na sala de recuperação. O uso de malha compressiva e moldes abdominais é obrigatório por 30 dias após a cirurgia. Geralmente, o paciente pode retornar ao trabalho após 4 a 7 dias (com restrições). Após 3 semanas exercícios leves estão liberados conforme orientações. O início do tratamento de fisioterapia, no pós-operatório, será avaliado, individualmente. O inchaço é mais intenso no primeiro mês de pós-operatório, e gradualmente, vai cedendo ao longo dos primeiros 6 meses.

Texto preparado pelo Cirurgião Dr. Giuliano Borille, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.