No primeiro Blanc Entrevista da 3ª temporada, entrevistamos as coloproctologistas, Laura Moschetti e Marcela Seabra, com o tema: cirurgia de hemorroidas.

As hemorroidas são vasos sanguíneos que irrigam o ânus por baixo da pele, dilatando e retraindo durante o movimento intestinal. A doença hemorroidária ocorre quando há esforço repetido para evacuar, o que dificulta o processo de drenagem do sangue.

Causas

No vídeo, as doutoras esclarecem que todas as pessoas têm hemorróidas, porém existem alguns fatores que contribuem para o aumento da pressão intra abdominal, que fazem as hemorroidas aumentarem de volume. Algumas das principais causas que acarretam na formação das hemorroidas são:

• obesidade
  • esforço para evacuar
  • gravidez
  • obesidade
  • vida sedentária
  • componente genético
  • alimentação
  • sexo anal

Sintomas

É importante estar ciente dos sintomas da doença hemorroidária, para o caso do surgimento de algum deles e o possível tratamento.

• coceira;
  • sangramento;
  • dor ou ardor durante ou após a evacuação;
  • saliência palpável no ânus.

Tratamento

De acordo com as médicas, o tratamento de pequenas e internas hemorróidas, que não causam desconforto no paciente, podem ser tratadas no consultório, com a melhora do hábito intestinal. Porém, em casos de não resposta ao tratamento ou de formação de hemorróidas grandes e externas, que causam incômodo no paciente, o mais indicado é a cirurgia.

Prevenção

A doutora Laura acrescenta que, mesmo após a cirurgia, o paciente precisa se precaver para que as hemorroidas não voltem. Aqui estão alguns dos passos para a prevenção:

• evitar o atrito do papel higiênico que irrita e aumenta a inflamação, não esfregar a região com ele
  • lavar a região anal e secar com toalha de algodão
  • adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras e frutas
  • beber muito líquido
  • respeitar a necessidade de evacuar
  • permanecer sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar
  • evite permanecer muito tempo na mesma posição
  • banhos de assento mornos e compressas de gelo ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço

Além disso, no vídeo as doutoras contam quanto tempo costuma demorar a cirurgia hemorroidária e qual a anestesia necessária, além de quais os cuidados pré-operatórios e quanto tempo de recuperação o paciente precisa.

Assista a entrevista completa para saber mais!