Tratamentos cirúrgicos – Cirurgia Íntima

Dentre os tratamentos cirúrgicos, o mais procurado é a Ninfoplastia. Existe uma queixa muito recorrente de insatisfação com a aparência do genital feminino com os pequenos lábios redundantes. Vale frisar que uma pequena parcela destas pacientes tem, de fato, hipertrofia dos pequenos lábios. Ocorre que com a popularização das redes sociais , que expõem nudez frontal, geralmente por modelos, se convencionou um novo padrão de beleza para a região, logo as mulheres se comparam com essas imagens e idealizam uma vulva sem pequenos lábios evidenciados, mesmo que essa anatomia não tenha nada de anormal, já que a literatura não define um padrão de normalidade e como outras partes do corpo há uma variação enorme de “ normais”, assim como tamanho e formato de nariz, mamas, etc. Essas pacientes merecem atenção, já que estão muito abaladas emocionalmente, sem confiança, baixa auto estima e desejosas de reparos. A primeira providência do médico que recebe essa candidata a cirurgia é tentar mostrar a ela que nada há de errado na sua genitália, que os pequenos lábios tem função fisiológica na proteção da entrada vaginal e que as cirurgias de redução poderão alterar o bom funcionamento daquela vulva. Logo, é obrigação do profissional tranquiliza-la e tentar demover o desejo do reparo cirúrgico, que como sabemos não é isento de complicações imediatas e tardias já que não é um procedimento embelezador feito em salão de beleza como possa parecer. Já aquelas pacientes que apresentam uma verdadeira hipertrofia com consequências , dor, dificuldade de higienização, volumização aparente no uso de roupas apertadas ou até mesmo dificuldades na penetração durante o ato sexual, são candidatas à cirurgia como única forma de melhorar seu dia a dia. A assimetrias importantes também se encaixam nessa categoria.

A ninfoplastia ou labiopalstia menor é uma cirurgia já realizada desde sempre pelos ginecologistas e vem ganhando uma proporção muito maior nos últimos anos. Ela pode ser realizado a frio, isto é , cirurgia tradicional com o bisturi, onde é retirado o excesso dos pequenos lábios tentando preservar a base deles utilizando suturas com fios absorvíveis, O pós-opertatório é incomodo pois é uma área que não pode ficar protegida com curativos, além de ter uma umidade natural e ficar submetida a movimentação. È bastante comum a deiscência das suturas e esse assunto deve ser tratado com muita preparação , enfatizando com a paciente que esses eventos podem ocorrer, e a não ser em casos muito graves, essas suturas não serão refeitas optando-se sempre pelo fechamento por segunda intenção com muitos cuidados de higiene. A recuperação completa é prevista para 60 dias passando pelas fases iniciais com edema importante, pequenos sangramentos, soltura de pontos da sutura e desconforto. Mais recentemente temos observado a migração dessa cirurgia para o Laser cirúrgico de CO2 que permite uma cicurgia mais delicada, com pequeno ou nenhum sangramento, menos edema no pós-operatório, podendo ser realizada em bloco cirúrgico ou mesmo em consultório como alguns médicos, já com experiência, oferecem, utilizando anestesia local. Por ser uma cirurgia mais delicada veremos cada vez mais ser realizada em consultórios e clínicas com retorno imediato ao domicílio pois não há necessidade de recuperação pós-anestésica.

Texto preparado pelo Cirurgião Dr. Antonio Barbato, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.