Escolha uma Página

Com o passar dos anos, o celular vem ocupando cada vez mais espaço em nossas vidas, sendo praticamente impossível conhecer alguém que não possua esse aparelho. 

É utilizado diariamente para socializar, estudar, trabalhar, nos divertir, acompanhar as notícias, entre outras muitas atividades desempenhadas pelo dispositivo. É óbvio que essa tecnologia nos trouxe praticidade e agilidade, mas será que ela só traz benefícios?

Por conta de ser tão fácil e prático, os celulares causam um vício que muitas vezes não é perceptível pelo próprio usuário, que acha o aparelho inofensivo. No entanto, é preciso atentar-se aos perigos do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Waterloo, no Canadá, mostra que os celulares estão nos deixando mais preguiçosos para pensar. Nela também foi relatado que, deixar de pensar em soluções para resolução de problemas pode trazer prejuízos mais tarde.

O artigo diz que, usar o celular para realizar todas as atividades ao invés de usar o cérebro, causa dependência excessiva e pode levar à preguiça mental. Por exemplo: se você precisa memorizar um número de telefone ou encontrar uma rota pela cidade usando um mapa, você pode fazer isso com um simples toque pelo celular.

O uso excessivo do celular pode causar diversas complicações que serão vistas agora ou a longo prazo. Saiba quais os principais malefícios causados por esse dispositivo:

Problemas oculares: o uso excessivo do celular pode deixar os olhos ressecados, causando:

  • Infecção
  • Inflamação
  • Fadiga visual
  • Dor de cabeça e nos olhos
  • Visão embaçada

Problemas na postura: para mexer no celular, temos o costume de curvar o pescoço e as costas para a frente. O uso excessivo do celular nessa posição pode causar dores no pescoço, nos ombros e até mesmo dores de cabeça. 

Psicológicos: o uso excessivo do celular pode causar dependência no mundo virtual, ficando refém de curtidas e comentários. Esse escape pode causar também depressão e ansiedade. 

Sedentarismo: não praticar atividades físicas e ficar horas mexendo no celular no sofá pode ser um sinal de preguiça e sedentarismo, que se não cuidado pode levar à obesidade e outros problemas de saúde. 

Insônia: as luzes e os sons emitidos pelos celulares deixam o corpo em estado de alerta, por isso, não é aconselhável usar os dispositivos antes de dormir. Esse hábito não permite que a pessoa tenha um sono profundo e atrapalha uma boa noite de descanso.

Falta de concentração: o uso excessivo do celular pode causar dificuldade para se concentrar, seja para realizar tarefas simples ou complexas, causando prejuízos em outros aspectos. Como falta de atenção no trabalho, escola, na hora de socializar ou fazer alguma atividade sozinho.

 

Cuide do seu corpo e da sua saúde!