O Blanc Hospital foi o destaque da 38ª edição da revista HealthARQ, sendo apresentado a infraestrutura e design do projeto de arquitetura da nossa unidade de São Paulo. O hospital recebeu uma homenagem na edição de 2022 do evento HealthARQ, do Grupo Mídia, sendo  premiado na categoria Cases de Sucesso, na atuação de Novo Empreendimento. Há quase dez anos o evento premia anualmente os principais destaques dos segmentos de infraestrutura, engenharia e arquitetura na saúde. Os projetos são escolhidos pela equipe editorial do grupo, com base em pesquisas de mercado e com votação aberta ao público no site do evento.

A seguir trazemos um resumo da matéria da revista, que possui entrevista concedida por Bia Gadia, do escritório Bia Gadia Arquitetura e Design, responsável pelo projeto do Blanc Hospital São Paulo, e Orlando Azevedo, diretor técnico da rede Arcontemp, desenvolvedor do sistema de tratamento de ar.  Nas entrevistas, ambos contaram sobre o processo de criação e de construção do hospital. A unidade de São Paulo foi citada pela revista como uma instituição que vem chamando a atenção dos paulistanos por sua infraestrutura elegante e sua proposta de luxo.

Bia Gadia declarou à revista que o objetivo do projeto sempre foi entregar uma experiência inesquecível aos médicos, pacientes, acompanhantes e colaboradores, tanto para envolver a mente (percepção e cognição) quanto o corpo (as necessidades biológicas e dos sentidos) dos usuários com o ambiente. Para isso, a arquiteta fez uso de diferentes conceitos da Neurociência, conectados ao objetivo de levar bem-estar e qualidade de vida em um ambiente luxuoso e confortável.

Por ter sido projetado em uma edificação já existente, o local precisou passar por modificações estruturais, como a criação de vãos reforçados, estruturas para escadas e elevadores, a cúpula no pavimento superior, entre outros. O processo de intervenções foi trabalhoso, porém a parceria entre as equipes responsáveis gerou um resultado impecável. Cada detalhe dos ambientes foi criado para gerar uma sensação de bem-estar e conforto na passagem dos clientes pelo Blanc Hospital. A arquiteta informou que o projeto possui diversos conceitos, como Feng Shui, Cromoterapia e Aromaterapia. O conceito de ecodesign também foi utilizado:

“O objetivo era ter esses conceitos relacionados à natureza. Por isso, instituímos jardins verticais externos e internos que proporcionam integração dos espaços internos com os externos, trazendo personalização ao projeto e entregando as melhores experiências aos usuários.”, declarou Bia Gadia.

Os jardins do hospital seguiram os princípios do Paisagismo Regenerativo, não sendo necessário o uso de insumos, agrotóxicos e pesticidas, com isso, possuindo uma baixa manutenção. O objetivo foi criar um microclima similar ao bioma original de São Paulo, incluindo elementos, espécies e desenhos harmônicos e que possibilitam ao usuário apreciar todas as áreas verdes do local, assim, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.

A iluminação também foi pensada detalhadamente, com o uso de fontes naturais de luz com os benefícios promovidos por fontes artificiais. O escritório Bia Gadia Arquitetura e Design projetou o que gostaria na iluminação dos ambientes e o escritório Senzi Lighting executou o projeto, entregando o resultado esperado. Bia falou sobre o uso do conceito de iluminação: “O jogo entre luz e sombra, cores e temperaturas de luz garantem boas experiências.”. Ao final, Bia declarou que arquitetura e medicina se cruzam e conectam, gerando ótimos resultados:

“No Blanc Hospital, o ambiente é parte integrante da estratégia onde a arquitetura e o design beneficiam a experiência dos usuários.”.

A conexão entre medicina e arquitetura também pode ser identificada no projeto de sistema de tratamento de ar do Blanc São Paulo, onde a empresa gaúcha Arcontemp buscou ferramentas inovadoras em tratamento, renovação, exaustão e filtragem do ar. Unindo eficiência ao corpo clínico do hospital e uma experiência de luxo aos pacientes, o projeto entregou soluções diferenciadas à estrutura do local. Orlando Azevedo, diretor técnico da rede Arcontemp, relatou que “foi necessário muito estudo técnico, harmonização entre as infraestruturas e equipamentos inovadores para que a estrutura atendesse ao conceito de instalação pensado pelo Hospital Blanc”. Apesar dos desafios, como realizar a obra em uma edificação já existente, o centro cirúrgico ser construído no andar térreo e o projeto necessitar ser adequado à nova norma hospitalar NBR 7256, a empresa entregou o resultado esperado, com soluções inovadoras na área. O diretor técnico declarou também que um ótimo design foi pensado e desejado no projeto, para atender o conceito de seis estrelas dentro do hospital:

“Tudo isto, sem esquecer porém, a eficiência energética e o design”.

O Blanc Hospital agradece a parceria com as empresas! O reconhecimento do Prêmio HealthARQ 2022 é resultado de um trabalho pensado para entregar bem-estar, qualidade de vida e excelência em todos os seus detalhes.

A matéria completa pode ser conferida através do link: https://grupomidia.com/hcm/revdigital/healtharq-ed-38-bia-gadia/mobile/index.html