O cirurgião plástico, Dr. Caio Uemura, esclarece dúvidas e fala sobre as técnicas mais utilizadas para procedimentos.

As cirurgias plásticas em geral têm crescido nos últimos anos, principalmente no Brasil. No ano passado (2021), foram feitas aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias no mundo, e o país ultrapassou os Estados Unidos e o México. Esses dados foram obtidos pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Muitos fatores podem estar associados à procura por cirurgias plásticas, sendo de objetivos estéticos ou não, questões relacionadas à autoestima, qualidade de vida, mas principalmente ao avanço de tecnologias e segurança hospitalar. A lipoaspiração é um dos procedimentos que vem se destacando dentre os mais procurados, e por isso o Blanc convidou o cirurgião plástico Dr. Caio Uemura para participar do “Blanc Entrevista” e falar das mais modernas técnicas utilizadas nessa cirurgia: o BodyTite, o Morpheus, e o Renuvion.

O médico explicou que essas tecnologias utilizadas na lipoaspiração, tanto nos métodos  convencionais quanto nos de alta definição, são as principais tecnologias que existem no mercado. Ele ainda ressalta que são as melhores opções para tratamento e prevenção de flacidez no que diz respeito à lipoaspiração.

Muitas dúvidas surgem quanto ao tipo de técnica a utilizar, e nisso o médico trará a melhor forma, de acordo com o resultado esperado pelo paciente. Em alguns casos, os métodos podem ser realizados em conjunto, agregando um ao outro.

SOBRE O PROCEDIMENTO:

Os procedimentos de lipoaspiração podem variar de paciente para paciente conforme a complexidade do caso. Em média, a cirurgia pode demorar em torno de três a quatro horas, a depender da quantidade de gordura que precisa ser retirada. No entanto, as tecnologias podem adicionar por volta de 01h15 à 01h30 a mais de cirurgia, segundo o Dr Caio Uemura.

O PÓS-OPERATÓRIO:

No pós-operatório, a dor é comum nos primeiros dias, mas tende a variar bastante de paciente para paciente e de acordo com a quantidade de gordura retirada. Nas primeiras 72h, a anestesia pode trazer um conforto analgésico, e na sequência os medicamentos prescritos pelo médico também ajudarão. O que de fato está atrelado neste momento com as técnicas é o resultado da cirurgia com o cuidado no pós operatório, sendo um trabalho em conjunto. Os pacientes que seguem exatamente o que foi determinado pelo médico, utilizando todas as ferramentas e/ou procedimentos recomendados, como sessões de drenagem e acessórios como cintas e meias, podem ser liberados para fazer atividades físicas leves e voltar para a sua rotina normal em torno de 12 a 15 dias após o procedimento realizado. Existem também equipes especializadas para ajudar na recuperação, normalmente compostas por fisioterapeutas, técnicos e enfermeiros.

Alguns esclarecimentos:

• Existem pacientes que apresentam fotos no consultório, com o desejo por aquele perfil de corpo, mas nem sempre é possível atender a algumas expectativas. É analisada a quantidade de gordura que o paciente possui, como é a pele, se existe algum grau de flacidez, além de uma avaliação da musculatura, assim chegando no resultado esperado pelo paciente;
  • Pode ter contra indicações para Lipoaspiração, mas é preciso analisar alguns exames de imagem, principalmente ultrassom da parede abdominal ou tomografia, para avaliar se existe um grau de diástase muscular ou verificar se há uma hérnia que deve ser corrigida antes da cirurgia.

O Dr. Caio Uemura tem utilizado a estrutura do Blanc Hospital para realizar as suas cirurgias, e na entrevista manifestou a sua satisfação:

Tem sido maravilhoso. Eu recomendo para os pacientes e para os colegas médicos também. A equipe do Blanc está dando uma estrutura muito boa, está trazendo muitas novidades para São Paulo e trazendo excelência que já é muito reconhecida no Sul do país.”

Confira a entrevista completa com o Dr. Caio Uemura em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=c4BnLuNdnRo