Neste mês de setembro, comemoramos o Dia do Ortopedista, e aproveitamos a data para falar sobre uma das cirurgias mais comuns tratadas por esses profissionais: a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Essa estrutura do joelho é essencial para a estabilidade da articulação, e a lesão do LCA é comum em esportes que envolvem mudanças bruscas de direção, como futebol, basquete e esqui.

O que é a cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior?

A lesão do LCA ocorre, na maioria das vezes, por torções ou traumas no joelho, levando à instabilidade e dor. Quando o ligamento é rompido, a cirurgia de reconstrução pode ser indicada. Essa cirurgia visa restaurar a função do joelho por meio de um enxerto que substitui o ligamento lesionado. Atualmente, as técnicas utilizadas são minimamente invasivas, com o auxílio de artroscopia, permitindo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Quanto tempo para voltar às atividades?

O tempo de recuperação varia de acordo com o paciente, mas em média, o retorno às atividades diárias acontece entre 4 a 6 meses após a cirurgia. Atividades esportivas intensas, como correr ou jogar futebol, geralmente são retomadas após 9 a 12 meses, com base em uma avaliação criteriosa do ortopedista e do fisioterapeuta. O acompanhamento especializado no pós-operatório é fundamental para garantir o sucesso da cirurgia e evitar novas lesões.

O Blanc Hospital parabeniza todos os ortopedistas pelo seu papel essencial na recuperação de movimentos e qualidade de vida dos pacientes, reforçando a importância do acompanhamento médico especializado para uma recuperação completa e segura.

Gostou desse conteúdo? Comente aqui embaixo sua opinião sobre o assunto!