Dr. Affonso Vitola
VISÃO GERAL:
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva para tratamento sintomático das dores axiais (sem irradiação para membros superiores nem inferiores) causadas por processos inflamatórios degenerativos sintomáticos das articulações da coluna vertebral. Pode ser utilizada em qualquer segmento da coluna vertebral. Consiste em um procedimento sem cortes, em que introduzimos um dispositivo semelhante a uma agulha em pontos específicos da coluna, guiados por radioscopia (raios x) e promovemos uma lesão controlada focada nos nervos que transmitem a dor. Esta lesão é provocada por calor gerado por radiofrequência, sob parâmetros controlados.
O procedimento todo costuma durar cerca de 30 minutos, ocorre sob sedação anestésica e permite alta hospitalar aproximadamente 1 hora após o fim do procedimento.
EM QUAIS CASOS É REALIZADO O PROCEDIMENTO:
A rizotomia percutânea é aplicada em casos em que haja suspeita clínica de síndromes facetárias como causa de dores axiais na coluna, o que deve ser avaliado pelo médico. Segundo definições da ANS, existe protocolo específico para aplicação da técnica, e este envolve bloqueio anestésico prévio, utilizando os mesmos alvos terapêuticos, para comprovar se há melhora significativa nas queixas e incremento na qualidade de vida.
RISCOS:
Os principais riscos são infecção e dormências relacionadas à proximidade da geração de calor às raízes nervosas. Servem de alerta de possíveis complicações : febre, dor igual ou pior à do pré operatório, vermelhidão na ferida operatória e alterações neurológicas (dormências ou redução de força).
COMO SE PREPARAR:
Em primeiro lugar, antes de tomar a decisão de realizar o procedimento, tire todas as suas dúvidas diretamente com seu médico. Entenda o que é o procedimento, como é realizado e o que esperar em termos de melhora. No dia do procedimento , certifique-se de respeitar o jejum de 8 horas, chegar ao hospital com antecedência e levar consigo os exames de imagem para serem revisados no pré operatório imediato.
A VIDA APÓS O PROCEDIMENTO:
Normalmente observa-se 24 horas de repouso relativo. Geralmente após esse período o paciente retorna às suas atividades normais e inicia o processo de recondicionamento físico, o qual permitirá maior segurança na prevenção de problemas futuros relacionados a doenças de coluna. Um bom trabalho de reforço muscular é essencial para a boa saúde da coluna vertebral.