Dr. Silvio Maffi

Neuroma de Morton

Neuroma de Morton

VISÃO GERAL:

É um nódulo tumoral benigno do nervo interdigital, que ocorre mais frequentemente entre o 3º e o 4º dedo do pé.

Esse nódulo pode ocasionar dor, sensação de formigamento, queimação ou choque na região plantar do pé e nos respectivos dedos.

Ocorre principalmente em mulheres de meia-idade.

 

QUAIS CASOS É REALIZADO O PROCEDIMENTO:

Existem diversas teorias. Suspeita-se que traumas repetitivos na parte anterior do pé, como atividades de impacto, uso de calçados de bico fino, calçados de salto alto, contusões, fraturas e alterações anatômicas das articulações dos dedos sejam os principais fatores.  

O diagnóstico é essencialmente clínico, através da história do paciente e do exame físico com testes específicos do pé e da região acometida.

O exame de ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética ajudam a visualizar a lesão e possibilitam fazer o diagnóstico diferencial com outras possíveis alterações.

O neuroma de Morton não aparece no exame de RX.

 

Qual o tratamento para o Neuroma de Morton ?

Inicialmente, pode-se tratar a dor com o uso de antinflamatórios, mudança do tipo de calçado e palmilhas que aliviam a compressão local.

O tratamento definitivo é a cirurgia ambulatorial para a retirada completa do neuroma através de uma incisão dorsal no pé.

 

RISCOS:

As  principais complicações que podem ocorrer com a cirurgia do neuroma de Morton são:  Infecção local, dor residual e recidiva do neuroma. 

A dor residual pós-operatória pode ocorrer por sensibilidade cicatricial ou fibrose.

A infecção e a recidiva do neuroma são complicações raras, com baixo percentual de ocorrência.

 

A VIDA APÓS O PROCEDIMENTO:

A cirurgia é ambulatorial em ambiente hospitalar.

Após a alta hospitalar, o paciente usa uma sandália pós-operatória com apoio no calcanhar por aproximadamente 2 a 3 semanas.

 Existe alguma alteração após a cirurgia do neuroma de Morton? 

Ocorre edema (inchaço) da parte frontal do pé, que pode levar algumas semanas para regredir e o paciente conseguir usar sapatos de uso diário. Com a retirada do nervo que apresenta o neuroma, existe a perda da sensibilidade na região entre os dedos acometidos (parestesia). Essa perda costuma ser transitória e pode demorar meses para que outros ramos nervosos assumam a sensibilidade da região.

Quando é possível retornar às atividades normais após a cirurgia do Neuroma?

Depende do processo de cicatrização, normalmente entre 2 e 3 semanas para atividades leves, sem impacto, até 6 a 8 semanas para atividades esportivas mais intensas.