Dr. Felipe Carvalho
VISÃO GERAL:
O procedimento é realizado através de anestesia local e da punção na região da bacia, onde é retirada através de agulha de punção óssea, uma fração de medula óssea, utilizando as células primárias com poder regenerativo.
Na etapa seguinte se caracteriza pela infiltração deste néctar regenerativo, havendo necessidade de o médico ter conhecimento pleno no manejo do aparelho de ultrassom para infiltrar no local exato da lesão e inflamação.
O principal foco da Medicina Regenerativa é regenerar o sistema músculo esquelético. O procedimento utiliza estímulos do próprio corpo, como os enxertos de medula óssea e de gordura do próprio paciente. É um procedimento muito simples, seguro e que não oferece complicações, como reações alérgicas ou imunológicas.
O procedimento é realizado através da viscossuplementação que é uma técnica terapêutica que consiste em infiltrar na articulação com artrose (coluna, joelho, pé, mão, ombro. Qualquer articulação comprometida com desgaste) medicamento associado de ácido hialurônico,analgésicos, antiinflamatórios, biomateriais, bioenxertos autólogos, dependendo de cada caso e da gravidade da lesão. Este tratamento melhora o ambiente intra-articular para o alívio da dor.
EM QUAIS CASOS É REALIZADO O PROCEDIMENTO:
Os casos mais indicados para realizar esse tipo de tratamento são em pacientes com:
– Artrose (desgaste articular)
– Lesões nos tendões
– Lesões musculares
– Dores crônicas (musculares e articulares)
“A medicina regenerativa traz muitos benefícios: melhora o ambiente articular, melhora a cicatrização e regenera a região como um todo”, avalia o Dr. Luiz Felipe Carvalho.
RISCOS DA CIRURGIA:
O tratamento com a medicina regenerativa não oferece qualquer tipo de risco em função de que é utilizada as próprias células do corpo para recuperação das lesões.
COMO SE PREPARAR:
Orientado ao paciente ingerir água para estar bem hidratado, facilitando assim a retirada do enxerto de medula. Ideal seguir uma dieta anti-inflamatória com retirada de glúten, açúcares, leite e seus derivados.
A VIDA APÓS O PROCEDIMENTO:
A medicina regenerativa oferece uma série de vantagens no tratamento tanto de atletas de alta performance quanto em qualquer indivíduo com problema articular, independente do grau da lesão.
A técnica aumenta a cicatrização e regeneração dos tecidos na região aplicada, diminuindo o tempo de recuperação e melhorando a qualidade tecidual da articulação lesionada, ou seja, melhora o ambiente articular e melhora a cicatrização e regenera a região como um todo, atuando também pós procedimento cirúrgico diminuindo para cerca de 1/3 o tempo de cicatrização.
Esses procedimentos aliviam a dor por meio da interrupção da via sensitiva que leva a informação da dor ao sistema nervoso central.
– Promove a recuperação da amplitude de movimento
– Melhora significativa da dor
– Diminui a inflamação
– Retarda o desgaste da cartilagem
– Reduz uso de medicamentos
– Aumento da qualidade de vida
Paciente satisfeito e sem dor, não havendo necessidade de cirurgia.