Dia do Médico: homenagem do Blanc Hospital a todos os profissionais

Dia do Médico: homenagem do Blanc Hospital a todos os profissionais

O Dia do Médico, sem dúvida, é uma das datas que mais merecem comemoração, sobretudo em um contexto pandêmico, em que a atuação dos profissionais de saúde tem salvado a vida de tantas pessoas mundo afora. O dia 18 de outubro foi escolhido para homenagear os médicos, trazendo reflexões importantes a respeito da importância da profissão.

Além de descobrir e de diagnosticar as mais diversas doenças, os médicos são responsáveis pelo tratamento efetivo dos enfermos, garantindo qualidade de vida e bem-estar para toda a população. Nada mais justo, claro, do que separar um dia especial para celebrar essa profissão tão bonita. 

Quer saber mais detalhes sobre o Dia do Médico? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, vamos apresentar tudo sobre essa data especial. Confira!

A história do Dia do Médico

A história do Dia do Médico no Brasil é a mesma da de outros países de base cristã, como Portugal, Itália, Argentina, entre outros. A data faz referência a um dos quatro evangelistas do Novo Testamento cuja profissão era o exercício da medicina. O 18 de outubro é comemorado pela Igreja Católica como o Dia de São Lucas.

Além de médico, São Lucas também era músico e pintor, conforme a tradição cristã, e teria estudado medicina na Universidade de Antioquia, na região atualmente ocupada pela Turquia. Justamente por ter exercido o trabalho de médico, o santo é considerado o patrono dos médicos em países onde o cristianismo é predominante.

Médico generalista e especialista

Além da história por trás da data de homenagem à profissão, a medicina também apresenta outras curiosidades. Uma delas é a relação entre médico generalista e especialista. Esses dois campos da medicina possuem focos de atuação distintos e vamos explicar todos os detalhes para você agora.

O médico generalista é aquele que termina a graduação em medicina, mas não se especializa em uma área específica, atuando em hospitais de pronto atendimento ou em postos de saúde. Já o médico especialista é o profissional que procura uma especialização após a conclusão da faculdade, trabalhando, depois de se especializar, como clínico geral, oncologista, cirurgião plástico, entre outras especialidades.

Especialidades médicas do Blanc Hospital

Por falar em médico especialista, vale ressaltar todas as especialidades cirúrgicas contempladas pelo Blanc Hospital. O Blanc possui um amplo e altamente capacitado corpo clínico e uma infraestrutura moderna e confortável, onde os pacientes têm uma excelente experiência em saúde.

Ao todo, o Blanc Hospital atende 15 especialidades cirúrgicas, promovendo soluções em saúde e qualidade de vida para os seus pacientes. No hospital, é possível a realização de cirurgias plásticas, vasculares, ginecológicas, gerais, urológicas, ortopédicas, entre outras.

Confira a lista completa de especialidades cirúrgicas do Blanc Hospital.

Relação do médico com os pacientes

Neste Dia do Médico, também é importante destacar um dos principais fundamentos do bom exercício da medicina: a relação entre o médico e os pacientes. Isso porque, além de todos os conhecimentos técnicos, os profissionais da saúde precisam oferecer um bom atendimento, respeitando e dando aos pacientes toda a atenção necessária.

No Blanc, os pacientes contam com um corpo clínico gabaritado e experiente, equipes multidisciplinares altamente treinadas e uma estrutura pensada para oferecer todo o conforto a quem precisa realizar uma cirurgia. Assim, a relação dos médicos com os pacientes vai além e todos ganham mais comodidade.

Por que trabalhar no Blanc Hospital

Por ser uma data para homenagens e reflexões, nós, do Blanc Hospital, nos perguntamos o que faz com que os médicos mais qualificados do Sul do país atuem no nosso hospital. As respostas podem ser muito diferentes, como os próprios profissionais relatam.

A cirurgiã plástica Dra. Suhira Alvarez, que possui uma sólida experiência de 17 anos, destacou, principalmente, a infraestrutura e a segurança do Blanc Hospital. Já o Dr. Renato Brito, ortopedista há mais de 32 anos, pontua a atenção e o respeito que a instituição tem para com os médicos, os colaboradores e, sobretudo, os pacientes.

Neste 18 de outubro, nós, do Blanc Hospital, gostaríamos de parabenizar e homenagear todos os médicos da nossa instituição. A competência, o respeito e o carinho de vocês são ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais saudável, com mais qualidade de vida e mais feliz. Obrigado! 

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e nos siga no Instagram.