Urologia

Urologia

A cirurgia urológica é a especialidade da medicina voltada a tratar problemas de saúde relacionados ao trato urinário em homens e mulheres. Além disso, também é a parte da medicina que cuida do sistema reprodutor masculino, como os testículos, próstata e pênis.

Procedimentos

Procedimentos

Cálculo renal

O cálculo renal, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins.

Cistoscopia

A cistoscopia é um exame endoscópio das vias urinárias baixas. Também chamado de uretrocistoscopia, possibilita a visibilização ótica dos segmentos uretrais e da bexiga. O instrumento utilizado para sua realização é o cistoscópio, podendo ser semi-rígido ou flexível. O procedimento pode ser realizado com anestesia tópica local ou até mesmo com anestesia geral, dependendo das circunstâncias. É um exame complementar ambulatorial, não necessitando de internações, na maioria dos casos.

Fimose

Cirurgia de fimose, conhecida com postectomia, é quando o pênis encontra-se com excesso de pele que acaba atrapalhando a higiene intima e também o desempenho sexual é necessário fazer a cirurgia de fimose. Ela deve ser realizada após outros tratamentos terem sido utilizados e não ter surtido efeito.

Incontinência urinária

É a perda involuntária da urina pela uretra. O distúrbio é mais frequente no sexo feminino e pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida quanto em mulheres mais jovens. Atribui-se essa prevalência ao fato de a mulher apresentar, além da uretra, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta da uretra, sejam mais frágeis nas mulheres. Com tecnologia avançada para tratamento dores crônicas, com avanços modernos e tecnologicos, promovendo melhor qualidade de vida ao paciente.

Próstata

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que carrega o esperma, situada na base da bexiga. Ela envolve a uretra, tubo final de excreção da urina, que passa por dentro dela. A próstata cresce bastante com o passar da idade, podendo atingir várias vezes seu tamanho inicial. Esse crescimento geralmente causa problemas urinários aos idosos. Quando essa glândula apenas cresce e não sofre mutação nas suas células fala-se de hiperplasia benigna da próstata. Se a próstata cresce para fora, sem comprimir a uretra, não gera sintomas. A glândula também cresce no câncer da próstata, mas nestes casos formam-se nódulos que podem ser notados pelo urologista por meio do toque retal. A incidência do câncer de próstata aumenta muito com a progressão da idade.

Tratamento para Disfunção Erétil

Tratamento que visa reestabelecer a ereção saudável por meio de implante de prótese peniana.