Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos, crianças, neonatos e, nos últimos anos, de fetos, portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica, bem como do tratamento neurocirúrgico da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette).
São cirurgias de descompressão das estruturas nervosas da coluna em que retiramos uma estrutura óssea da vértebra denominada “lâmina”. Pode ser realizada em diversas doenças da coluna, como hérnias de disco, estreitamentos de canal, tumores e infecções .
Na maioria dos casos as cirurgias para hérnia de disco lombar ou dorsal não necessita de fixações. A retirada do material que comprime a raiz nervosa é suficiente para melhorar a dor. Pode-se utilizar para isso a técnica convencional (discectomia), ou técnicas minimamente invasivas como por abordagem endoscópica, quimionucleólise (injeção de substância para “dissolver” a hérnia), nucleoplastia (retirada do material discal do centro do espaço intervertebral), por Laser (que queima e aspira a hérnia), IDET-Intradiscal Endothermal Therapy (em que o calor queima a hérnia que depois é aspirada).