Escolha uma Página

A Rinoplastia, popularmente conhecida como cirurgia de nariz, é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados nos consultórios médicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a Rinoplastia é uma das 5 cirurgias plásticas mais comuns no Brasil

A cirurgia melhora a estrutura e o tamanho do nariz, conferindo uma aparência mais harmônica, realçando os traços do rosto e aumentando a autoestima dos pacientes. Por ser realizada em uma região com muita sensibilidade, a Rinoplastia exige alguns cuidados durante o pós-operatório, a fim de trazer excelentes resultados. 

Quer saber mais? Neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer mais detalhes sobre como é o pós-operatório e a recuperação da Rinoplastia. Confira! 

 

As primeiras 48 horas

Os primeiros dias após a cirurgia de nariz são os mais complicados, sobretudo as primeiras 48 horas. A sensibilidade do local e a demora na cicatrização são alguns dos fatores que podem gerar desconforto aos pacientes. Além da obstrução nasal, podem ocorrer sangramentos, incômodos devido ao apoio utilizado para proteger a nova estrutura do nariz e um pouco de dor, que pode ser controlada com medicação indicada pelo médico-cirurgião. 

Os pacientes que fazem uma Rinoplastia, para evitar tais incômodos, podem utilizar soro fisiológico para fazer a assepsia do nariz e também utilizar bolsas de gelo, a fim de amenizar a dor, evitar a ocorrência de sangramentos e auxiliar na diminuição do inchaço da região do nariz. 

 

Recuperação gradual 

Após a fase inicial da recuperação da Rinoplastia, os pacientes vão, aos poucos, voltando à rotina. Tudo vai depender, claro, de cada caso, mas, em geral, a partir dos 7 primeiros dias já é possível retornar com algumas atividades do dia a dia. Gradualmente, o nariz diminui o inchaço, revelando a nova estrutura.

Depois de 4 semanas, normalmente, já é possível retornar a atividades esportivas. Porém, é recomendável evitar esportes de contato, a fim de impedir eventuais traumas na região nasal. Em geral, os resultados completos da Rinoplastia aparecem após 1 ano da realização do procedimento cirúrgico. 

 

Repouso 

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, quando um paciente realiza uma Rinoplastia, é importante permanecer em repouso durante a recuperação. Evitar qualquer tipo de esforço nos primeiros 7 dias é fundamental para o processo de cicatrização, o que vai influenciar nos resultados da cirurgia plástica. 

Por isso, faça um bom planejamento antes da realização da Rinoplastia para garantir um tempo adequado de repouso. Nos meses de verão, por exemplo, é muito recomendado a realização do procedimento, porque, normalmente, coincide com o período de férias do trabalho e da faculdade, o que permite mais tranquilidade para um repouso absoluto. 

 

Alimentação 

A alimentação, claro, também é extremamente importante no processo de recuperação da Rinoplastia. Isso porque, nos primeiros dias de pós-operatório, é muito complicada a ingestão de alimentos, o que exige o consumo de refeições pastosas, líquidas e em temperatura ambiente. Por isso, aposte em alimentos nutritivos e de fácil consumo, a fim de não forçar a região nasal.

Após os primeiros dias, nos quais exige-se um cuidado maior, é possível acrescentar gradualmente alimentos sólidos. Frutas, legumes, hortaliças, vegetais, cereais integrais e proteína animal com baixo teor de gordura são indicados para uma dieta pós-operatória. Além disso, manter-se bem hidratado também é essencial para a recuperação. Saiba mais detalhes clicando aqui

 

Cuidados com a exposição solar 

Durante o processo de recuperação de uma Rinoplastia, os pacientes devem evitar a exposição aos raios solares, uma vez que o sol pode prejudicar a cicatrização, além de poder formar eventuais pigmentações na pele. É importante, portanto, seguir as recomendações do médico-cirurgião quanto ao período necessário sem exposição ao sol. 

Quando a cirurgia estiver bem cicatrizada e houver a liberação do médico-cirurgião, é importante se proteger ao máximo do sol. Por isso, o uso de protetor solar é imprescindível tanto nos meses mais quentes de verão quanto no inverno. A proteção contra os raios solares vai influenciar diretamente os resultados da Rinoplastia

A realização de uma Rinoplastia vai impactar a autoestima e a autoconfiança do paciente, trazendo benefícios para a qualidade de vida. Com cuidados simples durante o pós-operatório, os pacientes vão conseguir resultados incríveis, transformando a estrutura do nariz e tornando-o mais harmônico. 

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida. O Blanc é um hospital de referência em procedimentos cirúrgicos no sul do Brasil, conectando profissionais renomados com uma infraestrutura completa e inovadora. Saiba mais clicando aqui