Escolha uma Página

O profissional da urologia tem um papel muito importante para a saúde e a qualidade de vida de homens e mulheres. Os urologistas são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de diversas doenças do trato urinário de ambos os sexos, além de identificar e tratar problemas relacionados ao genital masculino. 

Todo urologista detém especialização tanto em cirurgia geral quanto em urologia, o que requer, no mínimo, 11 anos de estudos para obter a qualificação necessária. Os profissionais da urologia tratam problemas e disfunções em órgãos como rins, bexiga, próstata, ureteres, testículos, pênis, uretra, entre outros.

Quer saber mais detalhes sobre o urologista? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, separamos para você algumas dicas de quando é o momento ideal para marcar uma consulta com um profissional da urologia. Confira! 

 

Sintomas de infecções sexualmente transmissíveis

 

O urologista, entre outras especialidades, é o profissional da saúde responsável pelo diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis em homens. Por isso, quando há sintomas como, entre outros, vermelhidão, coceira, feridas e dores na região genital, o paciente deve procurar um médico urologista para tratar eventuais doenças, a fim de restabelecer a qualidade de vida desejada. 

Além disso, ainda a respeito de relações sexuais, os homens podem consultar com profissionais da urologia para solucionar complicações de saúde comuns, como impotência sexual, ejaculação precoce, diminuição da libido, desconforto durante a relação sexual, entre diversos outros problemas do universo sexual masculino.

 

Conheça: Green Laser no Blanc: tecnologia cirúrgica trata Hiperplasia de Próstata

 

Problemas urinários

 

Embora os urologistas sejam muito consultados para tratar problemas relacionados aos homens, a competência e a qualificação desses profissionais da saúde são mais amplas. Os médicos que atuam nessa área também atendem pacientes mulheres quando elas apresentam sintomas de doenças ligadas ao trato urinário. 

Esses sintomas podem indicar inflamações, infecções, lesões nos rins ou até mesmo câncer em determinada região do sistema urinário. Por isso, é importante ter atenção e consultar um urologista se aparecerem sintomas como incontinência urinária, gotejamento, sangue na urina, desconforto ao urinar, diminuição ou aumento do fluxo urinário, entre outros.

O Dr. João Pedro Telles, urologista credenciado ao Blanc Hospital e membro da Sociedade Brasileira de Urologia e membro internacional da American Urological Association, explica alguns detalhes sobre os principais problemas que atingem o trato urinário: “As doenças que acometem os pacientes no trato urinário podem ser inflamatórias, infecciosas, formação de cálculos, disfunção em determinados órgãos e neoplasia benigna ou maligna”, resume. 

As formas de tratamento, segundo o médico, vão depender de cada caso, do tipo e do grau da doença estabelecida. Por isso, o diagnóstico médico é indispensável. 

 

Veja também: 5 cuidados para evitar o Cálculo Renal

 

Dores

 

É de extrema importância que o paciente consulte um profissional da urologia caso apresente dores em determinadas regiões do corpo. A dor é um mecanismo de defesa do organismo e tem como objetivo avisar que algo está errado. A investigação, portanto, é fundamental para o diagnóstico e o tratamento de eventuais doenças.

O urologista deve ser consultado tanto por homens quanto por mulheres quando houver ocorrência de dores abdominais e na região da lombar. Além disso, pacientes do sexo masculino também podem procurar urologistas quando apresentarem dores na região do pênis e dos testículos.

De acordo com o Dr. João Pedro Telles, sempre que o paciente sentir dor, relacionado ao trato urinário e/ou genital,  ele deve procurar um urologista. Além disso, quando ocorrem sangramentos, secreção genitais, ardência, desconforto e dificuldade ao urinar, também é indicada uma consulta com um profissional da urologia.

 

Idade 

 

Outro fator que deve ser levado em consideração para a consulta com um urologista é a idade. Homens acima dos 40 anos devem procurar atendimento com um profissional da urologia para a customização do seu atendimento – que pode ser através da dosagem do PSA e, em casos selecionados, do toque retal. Os dois procedimentos ajudam no diagnóstico de câncer de próstata e podem salvar a vida de pacientes com o diagnóstico precoce. 

O Instituto Nacional de Câncer, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, estima que o câncer de próstata seja um dos mais frequentes entre a população masculina, além de ser um dos mais letais. O diagnóstico precoce é indispensável para a cura da doença e pode ser realizado através de uma consulta preventiva com um urologista

Além disso, o Dr. João Pedro Telles ressalta a importância de manter o acompanhamento médico com um urologista a partir da fase jovem. Assim como as mulheres devem ir regularmente ao ginecologista, os homens também devem realizar consultas regulares com o urologista, a fim de prevenir, se informar e tratar eventuais doenças que podem não ter sintomas aparentes. 

Saiba mais detalhes clicando aqui.

 

No Blanc Hospital, os pacientes podem contar com a especialidade médica de um urologista. Além de profissionais experientes e altamente qualificados, o hospital conta com um ambiente acolhedor e tecnológico, proporcionando uma excelente experiência em saúde para os seus pacientes. 

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e nos siga no Instagram