A cirurgia plástica promove muito mais do que uma mudança estética: a melhora da qualidade de vida, o aumento da autoestima e o aumento do bem-estar também são notados após o procedimento. Com isso, tanto a parte física quanto a parte psicológica se alteram em prol da vida da paciente. No entanto, antes da realização da intervenção cirúrgica, alguns pontos devem ser discutidos com o médico, a fim de obter os melhores resultados, seja na operação em si, seja no pós-operatório.

Por isso, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer para você mais detalhes sobre como analisar o momento ideal para realizar uma cirurgia plástica.

Condições da paciente

Basicamente, são analisadas as condições físicas e psicológicas da paciente. A situação física será, claro, avaliada por um médico cirurgião e depende de vários fatores: a idade, a avaliação sobre o estado de saúde, possíveis consequências no pós-operatório, entre outros. Já a conjuntura psicológica, por sua vez, tem algumas ressalvas em relação às questões de instabilidade emocional. Além disso, determinar um bom momento para realizar uma cirurgia plástica vai depender também da segurança que a paciente tem para se submeter ao procedimento.

Vale ressaltar que essas questões devem ser discutidas exclusivamente com o médico responsável pelo seu caso. Ele irá avaliar as suas condições e se você está apta a passar por um procedimento cirúrgico estético. O diálogo com o profissional é essencial para que a cirurgia seja tranquila e segura, bem como o pós-operatório. Dessa forma, você garantirá o sucesso da transformação. Em suma, as condições físicas e psicológicas devem estar alinhadas com o cirurgião e com um hospital de qualidade.

Veja também: Cirurgia plástica: 4 procedimentos para melhorar o contorno do seu corpo

Época do ano

Não há um período ideal do ano para realizar um procedimento cirúrgico. O mais indicado, no entanto, é realizar a cirurgia em momentos nos quais a paciente tenha mais tempo livre para descansar e se dedicar ao pós-operatório. Em algumas épocas, como no verão, por exemplo, existem apenas alguns cuidados extras em relação à recuperação, precauções que dizem respeito à exposição à luz do sol em dias muito quentes.

Tipos de cirurgia

Existem alguns fatores que são preponderantes para a realização (ou não) de um procedimento cirúrgico estético, a fim de garantir os melhores resultados para a paciente. Certos tipos de cirurgias plásticas terão avaliação mais específica do médico em relação ao momento ideal:

Próteses de silicone

A partir do desenvolvimento completo das mamas, no começo da fase adulta, o médico poderá indicar a colocação de próteses de silicone, levando em consideração também a sustentação da pele da paciente. Em mulheres que tiveram filhos recentemente, o momento ideal para a realização de uma operação é pelo menos seis meses após o nascimento do bebê.

Plásticas na região do rosto

Uma boa época para a realização desse tipo de cirurgia é a partir dos 40 anos ou quando a pele do rosto começa a apresentar flacidez precoce. No entanto, vale ressaltar: o melhor momento será o indicado pelo médico cirurgião. Em lugares como o nariz, é recomendado esperar pela formação completa da região; por isso, o ideal é aguardar que a paciente atinja a fase adulta.

Confira: Benefícios do taping no pós-cirúrgico

Lipoaspiração

O procedimento de lipoaspiração não é indicado para pacientes que ainda não tiveram o desenvolvimento corporal completo. Além disso, em pacientes adultas, o mais indicado é realizar a cirurgia após as tentativas de redução de gordura por meio de exercícios físicos e dieta balanceada para, assim, buscar uma maior harmonização do corpo.

Existem alguns fatores que podem influenciar no melhor momento para a realização de uma cirurgia plástica. Entretanto, somente um médico cirurgião pode dar a você o panorama para realizar algum procedimento da melhor forma possível. Para saber mais, você pode agendar uma consulta com os doutores das 17 especialidades do Blanc Hospital e analisar a melhor época para você. Gostou das nossas dicas e quer estar por dentro de mais algumas sugestões? Acesse o nosso blog.

Saiba mais: Dia Nacional do Cirurgião Plástico