Escolha uma Página

O inverno chegou e, com as temperaturas mais baixas, a procura por procedimentos cirúrgicos se eleva enormemente. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o aumento da busca por cirurgias plásticas cresce até 50% mais no inverno em relação aos meses mais quentes. 

Isso se deve a uma série de fatores, pois as temperaturas mais baixas e a época do ano oferecem diversas vantagens aos pacientes, como, por exemplo, mais conforto durante o pós-operatório e tranquilidade de estar em um período de férias, seja do trabalho ou da faculdade.

Quer saber mais detalhes sobre a realização de procedimentos cirúrgicos durante os meses mais frios do ano? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, vamos explicar tudo sobre por que escolher fazer uma cirurgia plástica no inverno. Confira abaixo!

 

Mais conforto durante o pós-operatório

 

Segundo o Dr. Leonardo Spencer, cirurgião plástico e membro do comitê científico do Blanc Hospital, devido às temperaturas mais baixas, há menos inchaço, fazendo com que a recuperação se torne mais rápida, inclusive com menos dor para o paciente.

Além disso, o médico explica as vantagens de realizar no inverno as cirurgias que exigem acessórios específicos durante a recuperação, como a lipoaspiração e a mamoplastia de aumento. “Uma grande vantagem para as cirurgias de contorno corporal é suportar de maneira muito mais confortável as malhas e as cintas modeladoras pós-operatórias, as quais, por serem de tecido grosso, são muito mais desconfortáveis durante os meses mais quentes”, esclarece o Dr. Spencer.

 

Veja: Quando é um bom momento para realizar uma cirurgia plástica?

 

Período de férias

 

 

Outro benefício importante a ser analisado é o período do ano em que a cirurgia plástica será realizada. Isso porque, nos meses de inverno, em geral, muitos pacientes estão de férias, tanto do trabalho quanto da faculdade, o que ajuda na recuperação, pois podem manter uma rotina mais tranquila, sobretudo nos primeiros dias após a operação. 

 

Recuperação completa até o verão

 

Fazer um procedimento cirúrgico no inverno também oferece uma excelente vantagem: a recuperação da cirurgia até o verão. Nos meses mais quentes, é natural a maior exposição do corpo, seja na praia ou na piscina. Assim, realizar a operação no inverno traz a possibilidade do paciente aproveitar os resultados e curtir o sol com segurança. 

Além disso, conforme explica o Dr. Leonardo Spencer, embora todas as cirurgias plásticas tenham a procura aumentada durante o inverno, os procedimentos de contorno corporal são ainda mais demandados, como a lipoaspiração, a abdominoplastia e a mamoplastia de aumento. Os pacientes, portanto, podem exibir os resultados do procedimento cirúrgico, apresentando na praia, por exemplo, a barriga lisa e definida. 

 

Conheça: Cirurgia plástica: 4 procedimentos para melhorar o contorno do seu corpo

 

 

 

Vale ressaltar um detalhe importante: as cirurgias plásticas, independentemente da técnica utilizada, podem ser realizadas em todas as épocas do ano, tanto no inverno quanto no verão. A diferença entre as duas estações, como vimos, é principalmente em relação ao pós-operatório, na medida em que as temperaturas elevadas do verão podem alongar o processo de recuperação e causar mais desconforto ao paciente. 

De acordo com o Dr. Spencer, o calor intenso do verão causa mais inchaço, mais desconforto ao utilizar os modeladores pós-operatórios, um risco maior de escurecimento das cicatrizes da operação e um risco maior de ocorrência de fibroses e irregularidades devido ao inchaço excessivo.

 

 

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida. Nos siga também no Instagram!

 

Saiba mais: Benefícios do taping no pós-cirúrgico