Outubro e novembro são meses especiais para a conscientização de uma das maiores causas de mortes em mulheres e homens em todo mundo: o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente. Pensando em fortalecer essa iniciativa, o Blanc Hospital está com a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul: juntos na prevenção contra o câncer. Conheça mais sobre essas datas, as nossas ações e a forma como você pode ajudar!

Importância da conscientização

Segundo publicação do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS), o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos de câncer no Brasil a cada ano de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença serão registrados até o final de 2020 de acordo com estimativas do instituto. Além disso, Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência do problema, com 147 pessoas atingidas a cada 100 mil. Daí vem a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, uma das principais bandeiras do Outubro Rosa. Se detectada precocemente, a doença tem altos índices de cura. Por isso, alertamos para o cuidado preventivo, que passa pela atenção diária ao seu corpo e a realização de exames de rotina.

Leia: Câncer de próstata e de mama masculino: como se prevenir

Já o câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Ele acomete principalmente homens acima dos 65 anos, e o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento, que pode ser cirúrgico, radioterápico ou hormonal. Ainda segundo o Inca, estima-se que o Brasil, no ano de 2020, terá 65.840 novos casos de câncer de próstata, ou seja, 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Ações do Blanc Hospital

Dada a importância da conscientização e do diagnóstico precoce, o Blanc Hospital inicia uma série de ações, a fim de mobilizar seus colaboradores, parceiros, pacientes e a sociedade em geral acerca do câncer de mama e do câncer de próstata. Durantes os meses de outubro e novembro, estaremos recolhendo doações de lenços, produtos de higiene e beleza, produtos de higiene masculinos e alimentos para a Instituição Aapecan, entidade gaúcha que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Atualmente, a organização conta com 14 unidades de atendimento e 10 Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.

Além da ação social, iluminaremos o hospital de rosa em outubro e de azul em novembro, bem como distribuiremos máscaras e um pin de metal com as cores da campanha, rosa e azul, para todos os nossos colaboradores. Ações simples, mas que despertam o interesse de todos acerca desse tema tão importante

Para o médico mastologista, Dr. Rogério Grossmann, “todo o dia é dia de prevenção”, e o Blanc Hospital reconhece a importância dos cuidados da mama, bem como a possibilidade de diagnóstico precoce e cura dessa doença que afetará cerca de 5 mil gaúchas somente em 2020. “Estamos comprometidos com o cuidado com a mulher em suas preocupações e anseios na totalidade, estendendo a mão e o coração para o atendimento dessas mulheres e suas famílias”, completa Grossmann.

Neste Outubro Rosa e Novembro Azul, cuide da sua saúde. Para tal, conte com o corpo clínico do Blanc Hospital nas especialidades de mastologia e urologia. Aproveite também para realizar suas doações e ajudar quem mais precisa a superar e vencer o câncer — basta trazer as sua contribuição no Blanc e deixá-la em nossa recepção.

Confira: 4 curiosidades: mitos e verdades sobre o exame de mamografia