Escolha uma Página

O home office, sem dúvida, aumentou consideravelmente o tempo de exposição às telas dos computadores, dos tablets e dos smartphones, o que pode acarretar diversas complicações à saúde dos olhos. Além disso, as temperaturas mais baixas também podem contribuir para um problema que traz muito desconforto e que vem sendo muito relatado por pacientes: olhos secos

O problema ocorre com a redução da lágrima na superfície dos olhos, provocando diversos sintomas incômodos na região ocular. Muitos fatores podem desencadear o ressecamento dos olhos e, neste artigo, vamos explicar mais detalhes sobre esse distúrbio. Nós, do Blanc Hospital, separamos algumas dicas do Dr. Rafael Braga, oftalmologista que faz parte do corpo clínico do Blanc,  para evitar o olho seco. Confira!

 

O que é olho seco?

 

Seja causado por doenças crônicas ou por interferências externas, o olho seco caracteriza-se pela incapacidade das glândulas lacrimais de produzir de maneira adequada a lágrima, líquido responsável pela lubrificação dos olhos. Sem a lubrificação correta, diversos problemas podem surgir, desde sintomas leves, como desconforto ocular e vermelhidão, até distúrbios maiores, como dificuldade de enxergar com nitidez. 

 

Principais sintomas do problema

 

Existem vários sintomas que caracterizam o problema de olho seco, ou seja, nem todos os pacientes vão relatar os mesmos sintomas. No entanto, existem ocorrências mais frequentes, como vermelhidão, ardor, irritação ocular, cansaço visual, visão turva, entre outros. 

O Dr. Rafael Braga explica melhor sobre os principais indícios do olho seco: “O principal sintoma é o desconforto ocular, descrito por muitos pacientes como coceira, ardência, dor ou ‘sensação de areia nos olhos’. Além disso, os olhos podem ficar vermelhos e a visão, embaçada”.

 

Veja: Como manter a saúde em dia com uma alimentação saudável: veja 5 dicas

 

Como evitar o olho seco?

 

 

De acordo com o Dr. Rafael Braga, para evitar o ressecamento dos olhos no dia a dia, é importante ter uma boa noite de sono, piscar com maior frequência e evitar o uso de ar-condicionado e ventiladores, principalmente na altura do rosto. “Também existem doenças oculares e sistêmicas que causam ou pioram os sintomas de olho seco, assim como o uso de certas medicações e de bebidas alcoólicas”, acrescenta o oftalmologista. 

Existem outras dicas importantes para evitar os problemas desencadeados pelo ressecamento dos olhos, como beber aproximadamente dois litros de água por dia, fazer intervalos durante o uso prolongado de eletrônicos, utilizar colírios lubrificantes (desde que seja indicado pelo profissional de oftalmologia) e, claro, consultar um oftalmologista em caso de eventuais sintomas. 

 

Conheça também: Doenças alérgicas no outono: confira 5 dicas para se prevenir

 

Como conciliar home office e olhos saudáveis? 

 

É inevitável: com o aumento da modalidade de trabalho remoto, as pessoas estão ainda mais expostas às telas eletrônicas, como computador, televisão, celulares, entre outras. O uso constante dos aparelhos pode prejudicar a saúde dos olhos, pois diminuem alguns mecanismos naturais do organismo, como o piscar de olhos, dificultando a lubrificação adequada. 

Além disso, segundo o Dr. Rafael Braga, os aparelhos eletrônicos podem causar outros prejuízos: “Quando realizamos leituras nas telas, muitas vezes aumentamos a exposição da superfície dos nossos olhos e piscamos menos do que deveríamos. Ao fazermos isso antes de dormir, ainda sofremos com o efeito da luz azul nociva, presente em alguns aparelhos, que reduz a produção de melatonina, atrapalhando nosso sono”.

No entanto, de acordo com o médico, é possível conciliar o uso constante de aparelhos eletrônicos aumentado pelo home office com a saúde ideal para os olhos. Além das dicas relacionadas aos intervalos durante o uso constante dos dispositivos, o Dr. Braga ressalta pontos importantes: Evite coçar os olhos e consulte um oftalmologista para avaliação das causas e tratamento adequado para o seu caso. Evite uso de colírios sem orientação médica, pois os componentes químicos podem ser tóxicos para o seu olho se não usados corretamente”. 

 

 

Com alguns cuidados básicos na rotina, é possível evitar o problema de olhos secos, diminuindo os impactos negativos e desconfortáveis do distúrbio. Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida acompanhando o blog do Blanc Hospital!