Uma cirurgia plástica envolve muitos fatores físicos e psicológicos. Você deve entender as necessidades da cirurgia, assim como lembrar que ela vai além de uma modificação estética. Entender as motivações que o levam a essa decisão e ter consciência das limitações de seu corpo são os primeiros pontos a serem observados.

cirurgia-plastica-02

Verificar as qualificações do médico-cirurgião responsável é um requisito muito importante antes de seguir com qualquer procedimento. Busque informações sobre o seu estado de atuação e seu registro no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Fique atento a promoções com preços abaixo da realidade e promessas de alcance da perfeição. O profissional escolhido deve prezar pela integridade do paciente e pela segurança no processo, sendo honesto sobre as limitações de cada procedimento.

Veja: Perguntas para fazer ao cirurgião antes do procedimento

cirurgia-plastica-03

Além de um profissional qualificado, você deve investigar sobre o local onde será realizada a cirurgia — conhecer a infraestrutura da clínica ou hospital no qual o médico atua. O sucesso da cirurgia depende das habilidades do profissional em conjunto com os recursos humanos e tecnológicos à disposição. Uma equipe de enfermeiros e anestesista qualificados, instrumentos cirúrgicos e salas equipadas com o todo necessário para o processo completo, do pré ao pós-operatório.

Leia mais: Dia Nacional do Cirurgião Plástico

cirurgia-plastica-04

Após a escolha do médico e do local da cirurgia, você deve realizar as consultas pré-operatórias e deixar claro todas as suas dúvidas sobre o processo, assim como expor ao médico todo seu histórico de saúde. Informar todos os problemas de saúde enfrentados, o uso de medicamentos e alinhar expectativas sobre os resultados farão com que a cirurgia corra de forma segura, e o resultado seja satisfatório.