Escolha uma Página

O Novembro Azul é um movimento que visa aos cuidados com a saúde dos homens, mas especialmente com a prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, a doença é a segunda mais frequente entre a população masculina. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 42 homens morrem por dia no país em decorrência do câncer de próstata. Além disso, estima-se que mais de 60 mil casos novos surgem anualmente. Tabu, falta de prevenção e hábitos ruins estimulam o aumento da patologia.

Por isso, nós, do Blanc Hospital, vamos dar um panorama da doença, explicar os principais sintomas e como você pode prevenir o surgimento do câncer de próstata — o mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

 

O que é a próstata? 

 

A próstata é uma glândula masculina. Ela é pequena e é responsável por auxiliar na ejaculação do sêmen e por produzir o líquido seminal — parte do sêmen sem os espermatozoides. Está situada logo abaixo da bexiga, envolve a uretra e é sentida por meio do toque retal. Em homens saudáveis, a próstata tem um tamanho um pouco maior que uma noz. 

 

Veja: Câncer de próstata e de mama masculino: como se prevenir

 

Fatores de risco 

 

Alguns fatores de risco, como hábitos perniciosos e genética, aumentam a probabilidade do desenvolvimento da doença. Os principais deles são a idade (há maior incidência em homens acima dos 50 anos), excesso de gordura corporal, tabagismo, alimentação irregular e sedentarismo, além de aspectos genéticos. Histórico familiar também aumenta as chances de ocorrência de câncer de próstata.

 

Sintomas do câncer 

 

Normalmente, os sintomas aparecem em um estágio mais avançado da doença. Alguns deles são bastante comuns, como, por exemplo, dificuldade de urinar (ou fazê-lo com muita frequência, inclusive à noite), sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil e dormência nos membros inferiores.

 

Veja também: 7 mitos e verdades sobre o exame de próstata

 

Prevenção 

 

Mudar hábitos ruins auxilia na prevenção não só do câncer de próstata, mas também de outras inúmeras doenças. Alterar costumes alimentares, adotando uma dieta rica em frutas, legumes e cereais integrais e diminuindo o consumo de gordura, ajuda a preveni-lo. Além disso, praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado, não fumar e beber com moderação são atitudes recomendadas pelos médicos. 

Para detectar o possível surgimento da doença, é indispensável a regularidade anual de exames, como o do toque retal e o de análise sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico), a partir dos 45 anos. Não significa, no entanto, desconsiderar os sintomas antes dessa idade. Quanto mais cedo o câncer for detectado pelo médico, mais chances o paciente tem de cura. É importante o consentimento do homem para abandonar o preconceito e realizar os exames, principalmente o de toque retal.

O Novembro Azul é uma campanha mundial que reúne esforços para a prevenção de doenças em homens e, principalmente, de cuidados em relação à próstata. A negligência com a própria saúde pode ter consequências muito ruins. O Blanc Hospital se une ao movimento e se propõe a atender você da melhor forma para garantir a sua qualidade de vida. 

Para sanar mais dúvidas, agende sua consulta com os médicos do Blanc Hospital. Para ficar por dentro de mais conteúdos, acesse o nosso blog!

 

Conheça: Vasectomia: saiba tudo sobre o procedimento