Escolha uma Página

O verão está se aproximando e, nessa estação, muitas pessoas se esforçam para apresentar a boa forma pelas praias. Frequentemente, porém, para ter uma estrutura física que lhe agrade, horas na academia e dieta balanceada não dão conta. Nesses casos, cirurgias plásticas podem aumentar sua autoestima e ser uma via mais rápida entre você e a sua melhor forma.

Lipoaspiração e lipoenxertia/lipoescultura são dois procedimentos utilizados para moldar o corpo. Por isso, hoje, nós, do Blanc Hospital, vamos contar para você tudo sobre ambas intervenções cirúrgicas e suas principais diferenças.

Lipoaspiração 

Lipoaspiração e lipoenxertia são procedimentos para gordura localizada.

 

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico bastante conhecido. Através dele, o paciente retira a gordura de locais em que ela esteja em excesso, como na barriga, nas coxas, nas costas, entre outras partes. A lipoaspiração auxilia em um contorno corporal mais harmônico, eliminando camadas indesejáveis de gordura. 

Para a realização do procedimento, o cirurgião plástico primeiramente determina na pele do paciente de quais regiões ele irá retirar a gordura. Logo depois, ele faz uma microincisão na pele e realiza a retirada da gordura indesejada com o auxílio de um dispositivo de sucção, seja um lipoaspirador tradicional, vibrolipo ou lipolaser. Toda lipoaspiração deve ser realizada com o uso de anestesia seu médico avaliará a melhor para o caso. 

A duração pode variar de minutos até algumas horas, dependendo da quantidade de gordura retirada. A lipoaspiração dificilmente deixa cicatrizes visíveis, porque o calibre das cânulas de lipoaspiração utilizadas é bem pequeno. Além disso, as incisões são propositalmente feitas em locais difíceis de ver.

 

Como é a recuperação?

 

Por se tratar de uma cirurgia, o pós-operatório da lipoaspiração apresenta alguns sintomas muito comuns. Leve desconforto, hematomas e inchaço nas áreas lipoaspiradas são bastante recorrentes. No entanto, seguindo todas as recomendações médicas, os sintomas desaparecem em pouco tempo. Em geral, dentro de 15 dias a rotina da paciente se estabiliza, devendo, no entanto, tomar alguns cuidados em relação a repouso e a esforços físicos. 

O uso da cinta compressiva também é um aliado no pós-operatório da lipoaspiração. Indicada pelo médico, ela ajuda na recuperação, comprimindo a área da realização da cirurgia. A cinta auxilia na reabsorção dos líquidos que causam o inchaço. A orientação do médico é fundamental para a escolha da cinta compressora.

 

Lipoenxertia ou lipoescultura

Lipoaspiração e lipoenxertia são procedimentos para gordura localizada

Por sua vez, a lipoenxertia é um procedimento de cirurgia plástica que é feito para harmonizar partes do corpo que causam insatisfação. O processo é simples e consiste em retirar a gordura localizada em uma região através da lipoaspiração, tratá-la e aplicá-la em outra parte do corpo. Em geral, os locais dos quais se retiram gordura via lipoaspiração são a barriga, as costas e as coxas. E a região que, normalmente, ela é aplicada são nos glúteos, nos seios e em algumas partes do rosto. 

Após a retirada da gordura, é feito seu tratamento. Ela é tratada e purificada para retirada de restos celulares, sangue e outros microorganismo. Depois de ser feito esse processo, o cirurgião recoloca a gordura nas partes desejadas, a fim de alinhar, harmonizar ou aumentar o volume das regiões.

A lipoenxertia/lipoescultura é realizada por um cirurgião plástico em um hospital. O procedimento é bem rápido e é um complemento da lipoaspiração. Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, mas o tempo pode ser estendido conforme indicação do seu cirurgião.

 

Como é a recuperação? 

 

Nos primeiros 3 dias, é comum um leve desconforto no local da realização cirúrgica, com o surgimento de hematomas ou inchaço localizado. Para esses primeiros dias, o médico poderá receitar o uso de analgésico. Esses sintomas, em geral, atenuam-se dentro de 3 a 4 semanas. No primeiro mês, a recomendação é de repouso e não é aconselhável a realização de esforços físicos durante o período. 

Em ambos os casos, tanto a lipoaspiração quanto a lipoenxertia/lipoescultura, são analisados os casos e os procedimentos são feitos por médicos especializados em cirurgia plástica. Para sanar mais dúvidas, agende uma consulta com os médicos do Blanc Hospital. 

  Confira também o nosso blog!