A ruptura do Ligamento Cruzado Anterior, ou somente LCA, é uma das lesões ligamentares mais comuns do joelho. Tipicamente acometendo esportistas de contato após traumas torcionais do joelho, tais como jogadores de futebol, vôlei e praticantes de artes marciais, as lesões de LCA também podem ocorrer em acidentes de maior energia, como, por exemplo, em acidentes de trânsito.
Na suspeita de uma ruptura do LCA, algumas condutas devem ser tomadas, sendo a principal o exame físico do paciente executado pelo médico assistente com o objetivo de identificar possíveis complicações e lesões associadas frequentes. Rupturas meniscais, lesões da cartilagem articular, outras lesões ligamentares e até avulsões ósseas podem ocorrer em simultâneo a uma ruptura do LCA. Para a confirmação diagnóstica e avaliação, geralmente são requisitados exames de imagens complementares ao paciente. Com o objetivo de restaurar a estabilidade articular, muitas vezes perdida após o trauma e evitar lesões crônicas degenerativas precoces que uma lesão ligamentar não tratada corretamente pode proporcionar, o médico ortopedista assistente deve elaborar um plano de tratamento para seu paciente, explicando tanto os objetivos como as possíveis complicações do mesmo.
Após traçado o plano terapêutico, o qual em grande parte dos casos envolve a reconstrução ligamentar cirúrgica com o uso de enxertos tendíneos do próprio paciente, diversas orientações e cuidados são informados. Seguir os cuidados adequados com a ferida operatória e seus curativos além de manter os protocolos corretos de imobilização, carga e fisioterapia precoce são os principais objetivos a serem alcançados no período pós-operatório. Não menos importante são as medicações prescritas após a cirurgia. Analgesia escalonada e o uso de antitrombóticos, quando indicados, devem ser administrados corretamente para se alcançar o bem-estar pós cirúrgico.
O mais importante sempre é manter um canal de comunicação rápido e claro com o seu médico, esclarecendo dúvidas da reabilitação e reconhecendo possíveis complicações sempre precocemente para mais fácil resolvê-las quando presentes.

Texto preparado pelo Dr. Renato Brito, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.