Escolha uma Página

No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data para estimular a doação e para conscientizar a população sobre a necessidade de realizar esse ato tão generoso. Além disso, existe a campanha Junho Vermelho, criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a fim de ampliar os estoques de sangue dos hemocentros do país, pois esse período do ano é marcado pela escassez de doações.

No Brasil, infelizmente, a cultura de doação de sangue não é grande. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 1,6% dos brasileiros doam com regularidade, o que, para a instituição, é considerado insuficiente, na medida em que a quantidade considerada ideal varia entre 3% e 5%

A doação de sangue é fundamental para a manutenção de muitas vidas. Isso porque a transfusão é um recurso utilizado em vários pacientes por conta das mais variadas situações, como acidentes de trânsito, tratamentos oncológicos, anemia profunda, entre outros casos. 

Por isso, neste artigo, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer mais detalhes sobre a doação de sangue e esclarecer os principais benefícios em ser um doador regular. Confira! 

 

Por que ser um doador de sangue?

 

O doador de sangue ajuda na manutenção dos estoques dos bancos de sangue. Por meio das doações, é possível auxiliar em tratamentos em que a transfusão é um dos principais recursos para salvar a vida do paciente. Assim como já citamos, além das vítimas de acidentes de trânsito, de determinados tipos de câncer e de anemia, pacientes com queimaduras e transplantados também podem precisar de sangue. 

O sangue é uma substância insubstituível, isto é, cumpre um papel fundamental no corpo, transportando oxigênio, hormônios e nutrientes para todo o organismo. Justamente por ser essencial e não ter um substituto, é imprescindível a doação. Cada doador retira cerca de 450 mililitros de sangue, que é reposto rapidamente, não fazendo falta para quem doa, e pode salvar até quatro vidas.

 

Perfil do doador 

 

 

Infelizmente, não é qualquer pessoa que pode se candidatar para a doação de sangue, afinal são necessários alguns requisitos. Os voluntários podem ser homens e mulheres, precisam estar na faixa etária entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Além disso, menores de idade precisam de autorização de um responsável para realizar o ato. 

Existem também algumas exceções. De acordo com a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, pessoas portadoras de doença de Chagas, hepatites B ou C e/ou HIV e usuários de drogas injetáveis não podem fazer doações. Além disso, indivíduos que fizeram tatuagens ou colocaram piercings devem esperar 12 meses para doar

 

Conheça também: Março: mês da prevenção e conscientização do câncer colorretal

 

Locais de doação

 

O local para a doação de sangue, claro, vai depender da estrutura de cada cidade. Em Porto Alegre, o principal local de doação é o Hemocentro Estadual do Rio Grande do Sul. No site da Secretaria Estadual de Saúde, você pode encontrar o local de doação mais próximo da sua casa. Clique aqui

 

Benefícios de ser doador de sangue

 

A doação de sangue ajuda quem recebe a transfusão, mas também traz inúmeros benefícios para quem é voluntário. Isso porque o sangue doado é examinado, indicando possíveis doenças no doador, como HIV, sífilis, doença de Chagas, entre várias outras. Assim, o doador pode realizar um check-up completo e conferir o seu estado de saúde gratuitamente. 

Outro benefício é em relação ao trabalho. Quem realiza uma doação tem direito a um dia de descanso. De acordo com a medida da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o trabalhador precisa solicitar um comprovante expedido pelo local de coleta de sangue para gozar do período de folga. 

No entanto, vale ressaltar: nenhuma dessas vantagens é tão significante quanto o sentimento de realizar uma ação tão generosa e solidária. Doar sangue é uma atitude que, comprovadamente, pode salvar muitas vidas. O ato estimula a empatia, melhorando o autoconhecimento, os relacionamentos interpessoais e a inteligência emocional.

 

 

O Blanc Hospital apoia a campanha Junho Vermelho, medida tão importante para a manutenção da vida. Saiba mais detalhes sobre a campanha de doação de sangue clicando aqui. Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o blog do Blanc e nos siga no Instagram!