Escolha uma Página

Cólicas intensas, sangramentos e dificuldade para engravidar: esses são apenas alguns sintomas desencadeados pela endometriose. A doença se caracteriza pela presença de implante de células endometriais (tecido de revestimento do útero) fora da cavidade uterina, resultando em processo inflamatório e fibrose.

Embora seja uma doença que atinge um grande percentual de mulheres, a origem da endometriose não é totalmente compreendida e várias teorias tentam explicar o seu aparecimento.

Quer conhecer mais detalhes sobre a endometriose? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, vamos explicar tudo sobre a doença e por que é tão importante diagnosticar e tratar os sintomas. Confira! 

 

O que é a endometriose?

 

A endometriose representa um dos mais frequentes problemas ginecológicos e é definida pela presença de implante endometrial fora da cavidade uterina. Esse acúmulo de células do endométrio causa uma alteração no ambiente pélvico com inflamação e fibrose. Ela acomete cerca de 10% das mulheres e até 50% das pacientes com infertilidade.

O Dr. Andrey Boeno, que é ginecologista, faz parte do comitê científico do Blanc Hospital e atua nas áreas de reprodução humana, de endoscopia ginecológica e de ultrassonografia ginecológica, explica sobre a prevenção de endometriose.

Devemos ficar atentos aos sintomas, que podem aparecer já na adolescência, fazendo um adequado acompanhamento médico e realizando, então, a prevenção secundária da doença. Sabemos que, para doenças crônicas como a endometriose, alimentação saudável, diminuição do estresse, exercícios físicos e cuidados com a saúde mental podem ser adjuvantes para frear a evolução da doença”, conta o médico.

 

Conheça mais: Infertilidade feminina: saiba como um especialista pode ajudar

 

Principais sintomas

 

Diversos sintomas podem estar associados à endometriose. É preciso, portanto, ficar atento a qualquer mudança, sobretudo durante o ciclo menstrual, e procurar acompanhamento ginecológico adequado em caso de identificação de sintomas. 

O Dr. Andrey Boeno explica alguns detalhes: “Os principais sintomas da endometriose são: dor pélvica crônica, cólicas menstruais intensas, dor na relação sexual, sintomas intestinais (dor ao evacuar, constipação ou diarreia) e sintomas urinários (ardência ou dor ao urinar e dor na bexiga). Os sintomas normalmente ocorrem ou pioram no período menstrual. Além disso, as pacientes podem ter dificuldade para engravidar”, esclarece.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico da endometriose requer uma correta avaliação pelo ginecologista. São as ferramentas mais importantes para o diagnóstico: anamnese e exame físico adequados, além de exames de imagem, como a ecografia transvaginal com preparo intestinal ou a ressonância nuclear magnética.

 

Veja: Saúde da mulher: 6 dicas para ter uma rotina mais leve e saudável

 

Complicações desencadeadas pela endometriose

 

A endometriose pode comprometer outros órgãos pélvicos, além do aparelho reprodutor, especialmente o intestino e a bexiga, causando sintomatologia específica, o que, sem dúvida, vai afetar significativamente a qualidade de vida da mulher.

 

Formas de tratamento

 

 

Segundo o Dr. Andrey, o tratamento é individualizado e depende de vários fatores, como sintomatologia, localização dos focos de endometriose e desejo ou não de gestar. 

O tratamento pode ser clínico (através do uso de anti-inflamatórios e de hormônios para interrupção da menstruação), cirúrgico (através da laparoscopia, que é um procedimento minimamente invasivo para a ressecção dos focos de endometriose) ou, ainda, é possível utilizar os métodos de reprodução assistida quando se trata de pacientes que desejam gestar.

A endometriose deve ser tratada por profissionais capacitados e por uma equipe multidisciplinar. O Blanc Hospital conta com um time de profissionais credenciados altamente especializado e experiente para identificar, diagnosticar e tratar a endometriose

Todo o corpo clínico do Blanc Hospital trabalha para o diagnóstico preciso, o tratamento e a solução do seu problema, proporcionando uma experiência única em saúde, através de equipes capacitadas e de um ambiente tecnológico e inovador. 

 

Leia também: 4 curiosidades: mitos e verdades sobre o exame de mamografia

 

Quer saber mais sobre o tratamento da endometriose e de outras doenças? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida. Siga a gente no Instagram!